Por O Dia

A quarta edição do Dia das Boas Ações (DBA), um dos maiores eventos de mobilização voluntária do mundo, será realizado no próximo domingo simultaneamente em 100 países. No Rio, o palco será o Parque Garota de Ipanema, na Praia do Arpoador, conhecida por oferecer um deslumbrante pôr do sol da cidade . Será um dia inteiro de atividades voltadas para toda a família, com shows de música e dança, oficinas, feira gastronômica entre outros. 

O evento reunirá cerca de 50 ONGs com debates, ações de voluntariado e gastronomia com a participação da feira Junta Local. A abertura será às 10h, no palco principal, com apresentação de Violinos da Associação Prover e de dança adaptada da Companhia Sirius em parceria com a ONG Viva Rio. A cantora, compositora pernambucana Doralyce e o bloco Charanga Talismã encerram o evento às 16h com um grande show.

Com a proposta de tornar o DBA ainda mais acessível a todos, a Atados (que conecta organizações voluntárias) vai levar 300 crianças de ONGs de várias regiões para participar das atividades.

Durante as atividades no parque, voluntários realizarão um mutirão de limpeza na Praia Arpoador, limpeza subaquática e plantio de mudas na Pedra do Arpoador. Os microlixos que forem encontrados durante a ação, como tampas e canudos de plástico, serão selecionados e reaproveitados numa Oficina de Esculturas. Quem tiver interesse em participar como voluntário dessa ação pode acessar o site da Atados: https://www.atados.com.br/vaga/mutirao-na-praia-3

Haverá também uma série de ações ao longo da semana em diversos pontos da cidade até o domingo 14 de abril. Entre as principais atividades estão um mutirão de grafite e pintura na comunidade da Rocinha; mutirão com catadores de material reciclável em Irajá, banho de alegria com pessoas em situação de rua no Méier, mutirão de revitalização de praça em Belford Roxo; mostra de direitos humanos na Praça da Galo, em Duque de Caxias, com oficinas de artesanato, exposição de livros, recreação infantil e grupos culturais; oficina de robótica com jovens no Jardim Botânico; um grupo de 30 idosos da Associação Amor e Vida irá a um parque de diversões para reviver a infância ou vivenciar essa experiência pela primeira vez. A ONG Smile Train irá atender crianças com fissura de lábio e palato no Centro de Anomalias Cranofaciais. Para acessar todas as ações que acontecerão em vários pontos da cidade de 8 a 14 de abril acesse o link: https://www.atados.com.br/dba/participar

Em 2018, o Dia das Boas Ações mobilizou 3,5 milhões de pessoas, em 100 países, envolvidas em 12 mil projetos. No Brasil, o DBA reuniu 3.522 voluntários em 30 cidades, com 150 ações e 48 atrações artísticas. A edição carioca do evento em 2018 beneficiou seis cidades e atraiu 1,2 mil voluntários que colaboraram em 40 ações envolvendo 40 ONGs. Ao todo foram beneficiadas 4,5 mil pessoas no estado, segundo a organização do evento. 

A abertura oficial será no Parque Ibirapuera, em São Paulo, sábado.

Confira as principais atividades:

ESPAÇO DESPERTAR - PALCO

10h - Violinos Prover

10h15 - Sirius Dança Adaptada

10h30 - Liga do Bem + Percussão Letícia Fonseca

11h - Unicirco

11h45 - Makulelê Apadrinhe um Sorriso

12h - Roda de Capoeira (Apae + Apadrinhe um Sorriso + Sim, eu sou do Meio)

13h - Coral Uma Só Voz

13h45 - Geni e o Zepelin

14h - Slam das Minas

15h - Passinho Suave

15h30 - Apresentação bloco Charanga Talismã e show da cantora Doralyce

ESPAÇO INSPIRAR

10h - Yoga One + Smile Train

11h - Uma só Voz - Oficina Canto Coral

12h10 - Litro de Luz - Poste Solar

13h - Painel Sustentabilidade

14h - Painel Trajetórias Femininas

ESPAÇO BRINCAR

10h - Contação de Histórias - Serelepe (Ih, Contei)

11h - Oficina Instrumentos Recicláveis - Letícia Fonseca

12h - Oficina Bonecos de Papelão - Juntos Somos +

12h30 - Bacafuzada - Cortejo de máscaras

13h30 - Oficina de Slime - Juntos Somos +

14h30 - Atividade infantil

ESPAÇO TROCAR

10h - Reciclantes

11h - Bonecos Inclusivos - Saúde Criança Ilha + Bottega das Artes

12h - Bonecos Inclusivos 2 - Saúde Criança Ilha + Bottega das Artes

13h - Artesanato com empreendedoras da Asplande

14h - Bonecas Abayomi

Você pode gostar
Comentários