Por O Dia

Começa amanhã o agendamento para a quarta edição do Mutirão de Castração 2019, que será realizado no próximo dia 13. A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) oferece 130 vagas para gatos (65 machos e 65 fêmeas) e a inscrição é feita com senhas distribuídas a partir das 8h, por ordem de chegada no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão. Para se cadastrar, o dono do animal deve apresentar comprovante de residência e CPF, tendo direito à castração de até três animais.

Lançado no ano passado, o mutirão castrou 780 animais em seis etapas. Em 2019, o projeto ganhou uma edição por mês, dobrando o número de gatos castrados. O programas foi criado para manter sob controle a epidemia de esporotricose (micose causada por um fungo que vive no solo e provoca sérias lesões em gatos, afetando também humanos) e contribui para a expressiva redução da quantidade de animais abandonados nas ruas.

O mutirão da castração contratou, em março, médicos-veterinários para a Vigilância Sanitária, na tentativa de zerar a demanda reprimida de consultas do IJV, onde os atendimentos diários a cães e gatos aumentaram 100% (de 50 para 100). As castrações na unidade também cresceram. São agora 20 por dia. Com o reforço na equipe, a unidade passou a contar com mais dez vagas (foi de 50 para 60) para o tratamento da esporotricose, um acréscimo de mais 200 atendimentos ao mês. No geral, o instituto contabilizou um crescimento diário de cerca de 70%: de 114 para 180.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Santa Cruz, passou a oferecer diariamente o tratamento para esporotricose e aumentou de 180 para 300 o número de atendimentos semanais, um crescimento de 70%. Nas duas unidades, o serviço está disponível à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Você pode gostar
Comentários