Presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB) disse que vereadores demonstram preocupação com o pagamento da folha salarial dos servidores do Executivo - Renan Olaz/CMRJ
Presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB) disse que vereadores demonstram preocupação com o pagamento da folha salarial dos servidores do ExecutivoRenan Olaz/CMRJ
Por Maria Luisa de Melo

Rio - Os pedidos feitos por dois vereadores da oposição, solicitando o afastamento do vereador Paulo Messina (Pros) da comissão processante do impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB) foram indeferidos pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Jorge Felippe (MDB), nesta quinta-feira (4). Messina era secretário da Casa Civil de Crivella até segunda-feira (1º), véspera da votação para abertura de processo de cassação do gestor. Na ocasião, deixou o cargo no Executivo e voltou à Câmara para tentar recompor a base do governo e livrar Crivella da cassação.

Jorge Felippe acompanhou parecer da Procuradoria da Câmara e, em documento, explicou que o único motivo para que um vereador não participasse da comissão processante seria se ele fosse o próprio denunciante, o que não se aplica. A denúncia contra Crivella foi feita por um fiscal da Secretaria Municipal de Fazenda. 

O processo de abertura de impeachment foi aprovado por votação expressiva na Câmara, com 35 votos a 14, na última terça-feira (2). Em seguida à aprovação, houve sorteio de três nomes para integrar a comissão processante que vai avaliar a denúncia feita pelo fiscal Fernando Lyra Reis sobre suposto crime de responsabilidade. Crivella deu sorte. Dois dos três sorteados haviam votado a favor dele e contra a abertura do processo de cassação. Os escolhidos foram Paulo Messina (Pros), Willian Coelho (MDB) e Luiz Carlos Ramos (Podemos). 

Logo após o sorteio, o vereador Reimont (PT) não perdeu tempo. Questionou a participação de Messina no grupo e foi acompanhado pela colega Tereza Bergher (PSDB). Ambos alegaram que, se Messina participava do governo Crivella como secretário da Casa Civil, não tinha imparcialidade para participar do processo. 

 

Você pode gostar
Comentários