Niemeyer tem que ser fechada até às 15h20 desta terça - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Niemeyer tem que ser fechada até às 15h20 desta terçaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio informou que foi notificada, às 12h20 desta terça-feira, da decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) que obriga o fechamento total da Avenida Niemeyer. A partir da notificação, a via que liga São Conrado ao Leblon, na Zona Sul do Rio, tem que ser interditada em até três horas; ou seja, até às 15h20. A multa caso a decisão seja descumprida é de R$ 120 mil.
Por causa do fechamento, a prefeitura informa que agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal reforçam a operação nos principais corredores de tráfego da região. Eles estão principalmente nos locais diretamente impactados pela interdição, como a Rua Mario Ribeiro, no Leblon, e a Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa.

O município diz ainda que por causa do fechamento da via, por onde circulam em média 36 mil veículos por dia, são esperados impactos no trânsito da Zona Sul, principalmente Leblon, Ipanema, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico e São Conrado. São esperados reflexos significativos na saída da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, pela Avenida Armando Lombardi.

"Os eixos principais estão recebendo reforço operacional e medidas complementares estão sendo adotadas, como a divulgação de mensagens de orientação aos motoristas nos PMVs - painéis de mensagens variáveis", a prefeitura destaca, através de nota.
Publicidade
A recomendação para os motoristas que precisarem trafegar entre as zonas Oeste e Sul é seguir pela Linha Amarela, Alto da Boa Vista ou pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.
Via amanheceu aberta nesta terça - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
A DECISÃO
Publicidade
O pedido para o fechamento total da Niemeyer foi feito pelo Ministério Público estadual (MPRJ) na sexta-feira. O Ministério Público alega que há possibilidade iminente de deslizamentos de terra no local. A Justiça acatou o pedido por volta das 14h desta segunda.
Em sua decisão, a juíza titular da 3ª Vara da Fazenda Pública, Mirela Erbisti, destacou que "tragédia não tem data marcada para acontecer nem pode ser adiada". 
Publicidade
"O fechamento incontinenti da Avenida Niemeyer é medida imperiosa até que sejam tomadas medidas capazes de garantir a segurança dos cidadãos que ali residem ou por ali transitam", Erbisti escreveu.
Ficou decidido que a partir do fechamento da via apenas moradores e pessoas autorizadas pelos moradores terão acesso à região.
Publicidade
A interdição tem que acontecer até que um laudo pericial conclusivo, elaborado por perito de confiança do TJRJ, ateste a segurança na circulação da Niemeyer.