Jonatas Cristiano dos Santos, conhecido como Maizena - Divulgação
Jonatas Cristiano dos Santos, conhecido como MaizenaDivulgação
Por O Dia
Rio - Agentes da 64ª DP (São João de Meriti) prenderam, na tarde desta terça-feira, no conjunto habitacional Venda Velha 01, Jonatas Cristiano dos Santos, conhecido como "Maizena", apontado como o número "2" na hierarquia da milícia do Cabral, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. 
De acordo com a distrital, o homem vinha sendo monitorado há quatro semanas com ação de inteligência, que contou até com um drone para facilitar a captura. Ele não ofereceu resistência à prisão. 
Publicidade
O grupo paramilitar começou a ser investigado após um jovem de 17 anos sobreviver a uma tentativa de triplo homicídio, em março de 2016, em Belford Roxo, pelos milicianos que se instalaram na região, aterrorizando moradores, segundo a Polícia Civil.

Em agosto de 2017, nove pessoas foram presas por suspeita de integrarem a chamada Milícia do Cabral. No total, 32 pessoas foram investigadas por formação de milícia privada, extorsão, tráfico de armas e munições, corrupção ativa e passiva, agiotagem e vários homicídios. Dez dos identificados respondem por 18 homicídios ou tentativas de homicídio.

Manoel Cabral Queiroz Junior, conhecido como Cabral, é um policial militar reformado e tinha uma empresa de segurança atuando nos condomínios do Venda Velha 1 e 2, do Minha Casa, Minha Vida, além de outras localidades próximas.
As investigações seguem na unidade policial para identificar os outros comparsas e cumprir os mandados de prisão em aberto.