Voluntários reunidos no Vale do Quitite, dentro do Parque Nacional da Tijuca, realizando o mutirão do ano passado - Alane Oliveira
Voluntários reunidos no Vale do Quitite, dentro do Parque Nacional da Tijuca, realizando o mutirão do ano passadoAlane Oliveira
Por O Dia
Rio - No próximo sábado, dia 1° de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Parque Nacional da Tijuca realizará um mutirão de plantio de mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica local. A ação vai acontecer com a ajuda dos voluntários do Parque, que farão o replantio na área do Vale do Quitite, no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Para participar, basta acessar o link e confirmar a participação, ou ligar para os telefones do parque: 3883-8800 / 2492-2252 / 2492-2253. O mutirão ocorre desde 2003 e já conta com 40 mil horas de voluntariado acumuladas.

"Essa área possui uma grande mancha de gramíneas invasoras que ameaçam a integridade do parque por originar focos de incêndios. Por isso ela precisa ser recuperada. Em 2015, por exemplo, ocorreu um dos piores incêndios da história do parque e que teve um dos focos originado justamente nessa região", explica Felipe Martins, analista ambiental do Parque Nacional da Tijuca.

As espécies que serão plantadas são Jaboticaba Amarela, Grumixama, Palmito Juçara, Ipê Amarelo, Sterculia, Cambucá, Azulzinha, Paineira, Pitangueira, Cedro, Cutieira e muitas outras. Parte das mudas foram produzidas no próprio Parque Nacional da Tijuca e parte são de viveiros da Prefeitura do Rio.

O ponto de encontro será em frente à Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal - APCEF, na Estrada do Quitite, número 362, no sub-bairro do Anil, em Jacarepaguá. A atividade está prevista para começar às 9h e tem nível de esforço físico que varia de fácil a médio, de acordo com a condição de cada pessoa. No plantio, por exemplo, serão utilizadas cavadeiras para abrir os berços das mudas.
Para chegar à área do plantio, os voluntários percorrerão uma trilha de nível fácil, de aproximadamente 30 minutos de duração. É preciso ter mais de 18 anos para participar, mas menores de idade, acompanhados de seus responsáveis, estão liberados para se juntar ao mutirão.

É recomendado que os interessados levem água, lanches, repelente, protetor solar e boné. Outra dica dos organizadores é o uso de vestimentas leves – preferencialmente uma calça tactel ou microfibra –, e de cores claras, um tênis ou bota confortável e resistente.