Quatro integrantes de quadrilha de roubo de carros são presos e um morre em operação
Bando alvo roubava cerca de 100 carros por mês, em Belford Roxo
Quadrilha roubava e clonava os veículos roubadosRafael Nascimento / Agência O DIA
Por RAFAEL NASCIMENTO e RAI AQUINO
Rio - Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) fizeram, na manhã desta quinta-feira, uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos, receptação, clonagem e desmanche de carros em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Dos seis mandados de prisão, cinco foram cumpridos.
Um dos presos morreu após ser baleado durante a abordagem dos agentes. Ele estava com uma pistola e foi socorrido em um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda não há a identificação dele.
Publicidade
"Foi uma investigação de alguns meses, onde pegamos toda a cadeia progressiva do crime de roubo de veículos no estado", destaca o titular da DRFA, o delegado Alessandro Petralanda, contando que a região do Morro da Caixa D'Água, comunidade alvo da ação, tem cerca de 100 roubos de carros por mês, somente realizados pela quadrilha presa hoje.
Material apreendido na ação desta quinta - Rafael Nascimento / Agência O DIA
Além dos capturados com mandados de prisão, outros dois traficantes foram presos em flagrante quando os policiais chegavam à região. Eles foram encontrados com fuzil, carregadores, munições, drogas, radiotransmissores e um caderno com anotações. Ainda não há a identificação deles.
Publicidade
Os agentes também cumpriram 10 mandados de busca e apreensão, recuperando seis carros, cinco motos e um caminhão.
"Dentre esses veículos, um deles estava no nosso monitoramento e percebemos que eles roubaram o carro no momento em que a gente estava monitorando a quadrilha", o delegado conta, sobre um Jeep Renegade cinza, que está entre os carros recuperados.
O Jeep Renegade que foi roubado durante monitoramento dos policiais - Rafael Nascimento / Agência O DIA
Publicidade
ATUAÇÃO
Dentre os integrantes da quadrilha que foram presos está o chefe do bando, Tiago Batista, conhecido como TH. Ele, que foi encontrado em casa, é apontado como gerente do tráfico de comunidades de Belford Roxo.
Publicidade
Outro preso foi Vanio Amancio Freitas, responsável pela retirada de alarmes e rastreadores dos veículos roubados. Um terceiro preso foi Igor Ferreira Pitta, que seria o receptador das peças dos desmanches dos automóveis, especialmente kit gás. Ainda não há a identificação da quarta pessoa capturada.
"Eles atuavam com um ficando em cada ponta da principal avenida de Belford Roxo. O primeiro, no início, que era o TH, quando passava algum carro que interessava a ele, avisava quem estava na outra ponta. A equipe do outro local já fazia o bloqueio e roubava o carro que ele queria", Petralanda detalha.
Presos na ação - Divulgação / Polícia Civil
Publicidade
Ainda segundo o delegado, depois que o carro era roubado, os criminosos conseguiam um eletricista para retirar o GSP e depois fazia a clonagem do automóvel. O veículo, então, era repassado para comparsas do Morro do Turano, no Rio Comprido, na Zona Norte da capital, para que ele fosse revendido.
"Os integrantes da quadrilha tinham os papéis bem definidos. Quem roubava já estava organizado e alinhado com quem iria receptar e clonar o veículo, retirar o localizador do veículo, para depois repassar para outras comunidades da mesma facção", Petralanda afirma.