Rio - Milhares de manifestantes protestaram contra os cortes na educação, na tarde desta quinta-feira, no Centro do Rio. De forma pacífica, estudantes, integrantes de movimentos sociais e sindicatos – que se mobilizaram pelas redes sociais – se concentraram na Candelária às 16h. Agentes da Polícia Militar acompanharam o ato. O movimento também protestou contra a reforma da previdência.
Os primeiros protestos ocorreram no dia 15 deste mês e mobilizaram milhares de pessoas contrários a outras pautas do governo, como a reforma da Previdência.
Nesta quinta-feira, os estudantes se mobilizam em pelo menos 21 estados e no DF. Há protestos em Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Paraná, Mato Grosso, Pará, Amapá, Santa Catarina, Paraíba, Acre, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Goiás e Rio Grande do Norte.
Por conta do ato, a Avenida Presidente Vargas, na altura da Candelária, e a Avenida Evaristo Veiga ficaram interditadas por pelo menos 4h. A linha 1 do VLT operou apenas entre Praia Formosa e Para dos Museus. Já a linha 2 seguiu com circulação normal entre Praia Formosa e Praça XV.