Homem é preso em flagrante por agressão à companheira em Nova Iguaçu
Caso aconteceu quando policiais auxiliavam a vítima a buscar os pertences em casa. O agressor havia passado no teste para a Polícia Militar
Pedro Henrique Andrade Lima, preso em casa, tinha mandado de prisão por ameaça e lesão corporalDivulgação / Polícia Civil
Por Jenifer Alves*
Rio - Um homem foi preso em flagrante, na manhã desta sexta-feira ao agredir a mulher na frente de policiais civis, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O caso aconteceu após uma operação para cumprir mandados de prisão por violência doméstica. O agressor, identificado como Wallace de Campos Maciel, aguardava convocação para trabalhar na PM após ser aprovado no concurso da corporação.
De acordo com a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Iguaçu, Mônica Areal, a vítima, de 32 anos, procurou a especializada para contar que estava sendo agredida desde a noite anterior: "Ela foi trancada em um quarto escuro, sufocada e espancada desde às 20h de ontem, está muito abalada e muito machucada" conta. "Uma vizinha foi testemunha, ouviu os gritos e foi até a residência e viu a a vítima muito fragilizada, com ferimento na boca", disse a delegada. Segundo Mônica, os agentes da Deam lutaram contra o homem para conseguir detê-lo. Confira o vídeo:
Publicidade
Após a denúncia, agentes acompanharam a vítima para buscar pertences até a residência do casal quando encontraram o agressor. Ele atacou a mulher na frente dos policiais: "Ele segurou ela na frente da delegacia, fez ameaças e disse que ela estragou a vida dele", conta. O homem está preso na 52ª DP (Nova Iguaçu). As agressões teriam começado após uma discussão iniciada por Wallace ter dito o nome de outra mulher enquanto dormia. Ele teria ido atrás da mulher por conta da denúncia atrapalhar o andamento de seu processo seletivo para a PM.
Além dele, outros dois homens foram presos em ação da Deam nesta sexta-feira. Um deles, identificado como Pedro Henrique Andrade Lima, tinha dois mandados de prisão em aberto por ameaça e lesão corporal. Ele foi capturado dentro de casa, no bairro Prados Verdes, em Nova Iguaçu.
Publicidade
O terceiro foragido da justiça capturado pela especializada foi Walter Gomes Mendes, com dois processos por estupro e atentado violento ao pudor. Ele foi condenado à 13 anos e 4 meses em regime integralmente fechado.
Galeria de Fotos
Pedro Henrique Andrade Lima, preso em casa, tinha mandado de prisão por ameaça e lesão corporal
Divulgação / Polícia Civil
Walter Gomes Mendes estava foragido da justiça, condenado a treze anos de prisão por estupro
Divulgação / Polícia Civil
Wallace teria prendido a companheira em um quarto escuro e espancado a vítima por diversas horas
Divulgação / Polícia Civil
Publicidade
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados por meio do Dossiê Mulher, em 2018, foram registrados 4.543 estupros em todo o Estado do Rio de Janeiro. O interior atingiu o número de 1.496 casos, seguido pela capital fluminense com 1.400, Baixada Fluminense com 1.243 estupros e Grande Niterói com 404 ocorrências do tipo. Cerca de 41% dos alvos dos estupradores são crianças de 0 a 11 anos. Adolescente de 12 a 17 anos são o segundo maior tipo de vítima e atingem a taxa de 28,9%
Já o crime de lesão corporal foi anotado 41.344 vezes no ano, o maior índice do crime é encontrado na capital do Rio, com 15.429 ocorrências, seguido por cidades do interior, com 11.572 casos, Baixada Fluminense com 10.950 e Grande Niterói, 3.393.