Traficantes ostentam fuzis e granada em comunidade de Duque de Caxias - WhatsApp O DIA (21) 98762-8248
Traficantes ostentam fuzis e granada em comunidade de Duque de CaxiasWhatsApp O DIA (21) 98762-8248
Por O Dia

Policiais civis da 59ª DP (Duque de Caxias) fizeram ontem uma operação contra uma quadrilha especializada em sequestros e roubos de cargas e de veículos na Comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Batizada de Caligarium, a ação prendeu 26 pessoas. Entre os presos está um soldado do Exército. Dois traficantes chegaram a fazer uma família de refém, mas foram capturados pelos agentes.

Segundo a polícia, as investigações começaram há cerca de três meses, quando caminhoneiros foram alvos da quadrilha. Ainda conforme a corporação, o grupo agiria principalmente nas vias expressas que cortam Duque de Caxias, como a Linha Vermelha e a Rodovia Washington Luiz (BR-040), e os roubos seriam uma forma de aumentar os lucros do tráfico de drogas das comunidades. "O tráfico fomenta outros crimes muito graves, como roubo de cargas e de veículos", disse o delegado André Leiras, titular da 59ª DP.

De acordo com o delegado, os caminhoneiros também fariam parte do esquema e as cargas roubadas seriam revendidas dentro do conjunto de favelas do Complexo da Mangueirinha. Segundo ele, os lojistas que não participavam do esquema eram alvo dos criminosos, que cobrariam uma espécie de pedágio para que os comerciantes mantivessem os estabelecimentos abertos. "A quadrilha impunha um verdadeiro terror nos comerciantes. Armados, praticavam sequestro, roubo, além do tráfico de drogas. Aliciavam menor de idade não só para vender drogas", acrescentou Leiras.

O delegado informou que membros da quadrilha agiam livremente porque muitos deles não tinham passagem pela polícia e, portanto, quando parados em blitzes, eram liberados. "Era um trunfo dessa organização contar com pessoas que não possuíam antecedentes criminais, que podiam circular tranquilamente no município", disse.

Ontem, um vídeo na internet mostrou supostos traficantes do Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, ostentando armas de grosso calibre. Nas imagens, os criminosos aparecem levantando fuzis e pistolas, além de uma granada. Em um momento, é possível ouvir o trecho de um funk e a frase "no Corte 8 a bala come".

Você pode gostar
Comentários