Polícia Civil lança edital de concurso para contratar mil policiais

Atualmente, a Polícia Civil tem 14 mil agentes a menos do que a legislação estadual determina

Por O Dia

Governador Wilson Witzel e Marcus Vinícius Braga
Governador Wilson Witzel e Marcus Vinícius Braga -
Rio - A Polícia Civil lançará nos próximos dias um edital de concurso para contratar 1.000 policiais — entre delegados, peritos legistas, inspetores e investigadores de polícia. Além de peritos criminais, técnicos de necropsia e auxiliares de necropsia. Atualmente, a Polícia Civil tem 14 mil agentes a menos do que a legislação estadual determina: ou seja, seriam necessários no estado mais de 23 mil servidores.

Ao DIA, o secretário da Polícia Civil Marcus Vinícius Braga, comemorou a decisão do governo do estado em autorizar o concurso. “Os quadros (da Polícia Civil) estão muito defasados. A importância desse concurso é muito grande (para a instituição). O governador entendeu (a necessidade) e autorizou (um edital para) mil vagas”, disse Braga. O concurso será lançado nos primeiros dias de Julho.

Atualmente, há apenas nove mil agentes nas 187 delegacias e 24 unidades periciais do estado, entre institutos e postos de perícia, o que dá uma média de 42 agentes por unidade.

“A procura (para o concurso) será muito grande. Então, a dica é estudar no mínimo oito horas por dia”, afirmou Braga.
Polícia Civil lança edital de concurso para contratar 1.000 policias - Divulgação


Investimentos

O orçamento total da Polícia Civil previsto para este ano é de R$ 1,8 milhão. O dinheiro deverá ser investido em obras estruturas e de reparados das delegacias — que hoje passam por problemas estruturais.

Braga e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), se reuniram no dia 15 de maio, e a Alerj se comprometeu a investir R$ 10 milhões na recuperação de algumas unidades do Instituto Médico Legal (IML). Serão beneficiados os IMLs do Centro, de Campo Grande, na Zona Oeste, e Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Além de obras para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

Galeria de Fotos

Governador Wilson Witzel e Marcus Vinícius Braga Divulgação
Polícia Civil lança edital de concurso para contratar 1.000 policias Divulgação

Comentários