Roberto Silva Taveira, o Cara Preta - Reprodução
Roberto Silva Taveira, o Cara PretaReprodução
Por O Dia
Rio - O chefe do tráfico de drogas do Morro Chapéu/Mangueira, no Leme, na Zona Sul do Rio, foi baleado e preso, na manhã desta quarta-feira, durante uma operação da PM no Complexo da Maré, na Zona Norte. Paulo Roberto Silva Taveira, conhecido como Cara Preta, responde a mais de 10 processos na Justiça.
De acordo com a Polícia Militar, Cara Preta foi baleado na perna esquerda na na Vila dos Pinheiros, durante a ação dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Polícia de Choque (BPChq) e de Ações com Cães (BAC), além do Grupamento Aeromóvel (GAM). Ele foi socorrido no Hospital Geral de Bonsucesso e seu quadro de saúde é estável.
Cara Preta foi socorrido no Hospital Geral de Bonsucesso - Reprodução
Publicidade
Paulo Roberto foi preso em 2009 e estava foragido da Justiça desde julho de 2017, quando fugiu da cadeia após ganhar um visitação periódica ao lar. O Disque Denúncia oferecia uma recompensa de R$ 1 mil para quem desse informações sobre seu paradeiro.
Cara Preta estava com uma pistola camuflada quando foi encontrado. Além do armamento, os policiais também apreenderam, com ajuda de dois cães, outra pistola (calibre .380) com um carregador e quatro munições, uma espingarda, dois coletes à prova de balas, um bloqueador de sinal GPS e grande quantidade de maconha, cocaína e crack. Estas na Vila do João.
O traficante estava com uma pistola camuflada - Divulgação / Polícia Militar
Publicidade
DENÚNCIA DE MORADORES
A ONG Redes da Maré divulgou uma nota em suas redes sociais para denunciar abusos durante a ação da PM no conjunto de favelas. Este é o terceiro dia de operação e, pelo menos, o segundo de reclamações sobre invasões a residências.
Publicidade
Apenas na manhã de hoje, a equipe da Redes da Maré já recebeu informe de casas invadidas e celulares revistados sem mandado judicial e, pelo menos, duas pessoas feridas até o momento, entre eles um motoboy. Embora sem confirmação oficial da Polícia Militar, identificamos que policiais militares circulam a pé e em dois blindados pela região. Entramos em contato com as forças policiais e as secretarias de saúde e educação, mas até o momento não obtivemos retorno sobre as motivações dessa operação policial e o impacto no funcionamento dos serviços públicos na região.
Em segundo dia de operação, nesta semana, a PM apreendeu uma espingarda, mais de 400 papelotes de cocaína, dois coletes à prova de balas, munições e um bloqueador de sinal GPS - Divulgação/PMERJ
Na segunda, outra operação realizada na Maré foi alvo de denúncias dos moradores. Na ocasião, eles denunciaram que os PMs teriam invadido algumas casas e roubado pertences das residências.
Material apreendido na Vila dos Pinheiros - Divulgação / Polícia Militar