Programa Horta Carioca - Divulgação
Programa Horta CariocaDivulgação
Por O Dia
Rio - A alimentação dos alunos do Ciep Nação Rubro-Negra, no Leblon, na Zona Sul do Rio, vai ganhar um reforço com verduras e legumes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida deles. A Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação inaugura, nesta terça-feira (18/6), a 21ª Horta Carioca em unidades escolares.
O Programa Horta Carioca contará com mão-de-obra de dois trabalhadores selecionados em conjunto com a direção da escola. A expectativa é que, progressivamente, a horta enriqueça e complemente a alimentação escolar, através da introdução de vegetais frescos na dieta dos estudantes.

O programa Horta Carioca vai além das escolas, incentivando também o plantio de verduras e hortaliças com a utilização de técnicas orgânicas e aproveitamento da mão-de-obra local em áreas carentes do município. Desta forma, a iniciativa possibilita a criação de postos de trabalho, capacitação e oferta de gêneros alimentícios de qualidade a custos acessíveis.
Publicidade
Nessas áreas carentes, a proposta do programa Horta Carioca é promover a, médio prazo, a emancipação da horta, quando os hortelões atingem um nível de produção, ou seja, quando o lucro é maior na comercialização das verduras e hortaliças em relação ao valor da bolsa-auxílio que é paga pela Prefeitura. A partir daí, o projeto recebe a "emancipação" e alcança voo solo.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Marcelo Queiroz, não tem dúvida dos benefícios que o Programa Hortas Cariocas é capaz de proporcionar em áreas carentes: "As hortas em escolas são exemplos práticos para alunos entenderem a importância de uma cidade sustentável e de uma alimentação livre de transgênicos e agrotóxicos".

"O Programa Horta Carioca quer incentivar e promover a economia local, engajando escolas, famílias e moradores na prática do uso de gêneros alimentícios saudáveis e de custo baixo. Isso sem falar da possibilidade da geração de uma renda própria para estas pessoas", disse o secretário.
Publicidade
Serviço - Horta Carioca 
Quando: Terça-feira (18/6); às 12h
Publicidade
Onde: Ciep Nação Rubro Negra, Praça Nossa Senhora Auxiliadora, Leblon.