Por O Dia
Rio - Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), nesta terça-feira, indicaram que o mês de maio registrou um aumento de 18% no número de mortes decorrentes de ações policiais, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com o instituto, esse foi o segundo maior valor registrado do indicador desde 1998. Ao todo, 171 pessoas foram mortas durante operações da polícia. 
Já no primeiro trimestre de 2019, o Estado do Rio registrou o recorde histórico de morte por intervenção policial. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), houve 434 vítimas.
Publicidade
Assaltos a ônibus tiveram o pior resultado em 16 anos, e registraram aumento — foram 1.652 casos até maio. No mesmo período do ano passado, foram 1.501.
Já em maio, 344 foram vítimas de homicídio doloso o que, de acordo com o ISP, representa uma redução de 19% em relação ao mesmo mês de 2018. Ainda segundo o instituto, esse foi o menor número para o mês de maio desde o início de 1991.

O ISP também deu destaque ao indicador de letalidade violenta, que registrou 531 vítimas, uma queda de 9% em relação a maio do ano anterior.