Sediado na Avenida Engenheiro Richard, o Grajaú Tênis Clube,é uma das mais antigas associações esportivas da Zona Norte - Divulgação
Sediado na Avenida Engenheiro Richard, o Grajaú Tênis Clube,é uma das mais antigas associações esportivas da Zona NorteDivulgação
Por Lucas Cardoso

A Prefeitura do Rio impediu através de decreto publicado, ontem, no Diário Oficial, o leilão da sede do Grajaú Tênis Clube. Uma das agremiações mais tradicionais da Zona Norte, com 94 anos de existência, o Grajaú sofre com dívidas trabalhistas de quase meio milhão de reais, que seriam cobertas pela venda da sede, avaliada em mais de R$ 9.2 milhões.

As instalações, tombadas como patrimônio público, já estavam em leilão quando o município interveio na negociação. Na venda pública, realizado pela Justiça do Trabalho, houve apenas um lance feito pela sede do clube, no valor de R$ 1 milhão. A oferta é considerada "preço vil" pela Justiça, uma vez que não chegou sequer a 25% do valor do imóvel.

"O Grajaú Tênis é uma instituição do Rio de Janeiro, que há quase cem anos cumpre sua função social, promovendo cultura, esporte e a vida social não apenas do bairro, mas de boa parte da cidade. O clube reconhece a dívida que tem, está disposto a pagar, mas o encerramento das suas atividades um derrota de 7 a 1 para a cidade", disse Sérgio Sapo, ex-jogador de futsal do clube e da seleção brasileira.

Morador do bairro e frequentador do clube, o vereador Rafael Aloísio Freitas (MDB) intermediou o pedido pessoalmente, junto ao prefeito Marcelo Crivella, e celebrou a decreto que pode dar uma sobrevida ao clube.

"Os clubes de bairro vivem uma situação complicada, e é preciso buscar soluções. Todos os Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, deveriam participar desse processo de recuperação. Os clubes têm um papel fundamental para a vida social, esportiva e cultural da nossa cidade", disse Rafael Aloísio Freitas.

Um dos berços do samba na Zona Norte, a agremiação também contribuiu com a cultura e a música carioca. "O Grajaú TC tem fundamental importância na carreira de muita gente. Muito do público que conquistei, e o Galocantô também, vêm das grandes rodas que fazíamos lá na década passada. O Grajaú TC é um símbolo da cidade", diz Rodrigo Carvalho, o Biro, ex-vocalista do Galocantô que hoje canta em carreira solo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Marcelo Crivella, reforçou o discurso do presidente Sergio Sapo. "Graças a Deus, com uma medida legal, conseguimos preservar o patrimônio histórico e cultural do Grajaú Tênis Clube". 

 

Você pode gostar
Comentários