Por Leonardo Rocha

Rio - Metade dos veículos que atualmente circulam pelas ruas do Rio de Janeiro está com o IPVA atrasado. De acordo com informações do Detran-RJ, a inadimplência chega a 48%, sendo que no mesmo período do ano passado a estatística era de 34%. O atraso na quitação do imposto se deve às mudanças na forma de pagamento, depois de modificações na legislação para realizar o licenciamento anual.

Outro fator importante que deixou o motorista mais relaxado em relação à dívida foi o impedimento de reboque imediato em blitz, mesmo que conste débito do veículo.

Até agora, 2,2 milhões de automóveis realizaram o licenciamento anual. Os veículos com as placas com final de 0 a 4 têm até o dia 31 deste mês para passar pela vistoria. Os demais motoristas podem adiantar o pagamento da taxa, mas deverão aguardar o calendário para o agendamento.

O licenciamento anual dos veículos de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus) continua a exigir a vistoria veicular. Nestes casos, as multas de trânsito vinculadas ao veículo deverão estar quitadas.

Durante a vistoria da Operação Detran Seguro os agentes avaliam somente sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.

Procurada, a Secretaria de Fazenda não divulgou dados oficiais, já que só cobra o IPVA de veículos fabricados há no máximo 15 anos.

Você pode gostar
Comentários