Interdições testam paciência de cariocas na Avenida Brasil neste sábado

Iniciadas na sexta, as intervenções no trânsito seguem até às 23h de domingo

Por RENAN SCHUINDT

Avenida Brasil está interditada para obras do BRT Transbrasil
Avenida Brasil está interditada para obras do BRT Transbrasil -
Rio - O sábado foi de caos para o motorista que acessou a Avenida Brasil. Com as interdições, que acontecem desde a última sexta-feira para o içamento da treliça para construção de viaduto do BRT Transbrasil, o carioca precisou exercitar a paciência. Hoje, as interdições seguem até às 23h, no sentido Centro. Nenhum veículo poderá circular na via entre os bairros de Benfica e do Caju. A pista central será fechada para a obra e a pista lateral já está bloqueada no trecho. Segundo a Cet-Rio, cerca de 120 mil veículos circulam aos sábados, no trecho interditado.

Para amenizar o impacto, o MetrôRio aumentou o número de trens em circulação, neste fim de semana. A Supervia também disponibilizou viagens extras nos ramais Japeri e Santa Cruz em trens paradores. As partidas acontecem às 5h31 e 6h11, em Japeri e às 6h27 e 7h07, na estação Santa Cruz. “A recomendação é evitar o trecho. O ideal é utilizar os trens e o metrô. Durante todo o final de semana a região ficará com o trânsito comprometido”, disse Joaquim Diniz, presidente da Cet Rio. Também é sugerido que os motoristas sigam pela Linha Vermelha ou rotas alternativas.

Apesar das placas indicarem as alterações ao longo da via, muitos motoristas se irritaram com o engarrafamento que se formou por quase 10 quilômetros, chegando a Bonsucesso. Caso de Marcos Gomes Fernandes, de 41 anos. Ele saiu de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e levou cerca de 1h30 para cruzar a via. “Só nesse trecho levei mais de 40 minutos. Isso é o dobro do que levo normalmente, em um dia de semana”, disse.

Já o técnico em edificações, Éverton da Silva (32), seguia em direção a São Gonçalo. Ele sabia que teria as interdições, mas conta que foi surpreendido pelo grande fluxo. “Levamos mais de meia entre Olaria e o Caju. Aproveitei para abastecer, já que não sei como será daqui para a frente”, afirmou. O taxista Alexandre Soares, de 44 anos chamou atenção para o risco de arrastão. “Para a gente que trabalha no dia a dia, o trânsito está muito ruim. Isso não é de hoje. Além do longo tempo, tem o risco de ficar parado em uma região perigosa como essa. Temos que ficar atento ao trânsito e ao movimento ao redor. É complicado”, disse.

A operação de trânsito conta com 43 operadores de tráfego, 38 câmeras de monitoramento e oito reboques para desobstrução das vias, em caso de enguiços ou acidentes. Além disso, 21 painéis de mensagens variáveis estão sendo utilizados para informar sobre as melhores rotas.

Galeria de Fotos

Avenida Brasil está interditada para obras do BRT Transbrasil Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Avenida Brasil está interditada para obras do BRT Transbrasil Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Avenida Brasil está interditada para obras do BRT Transbrasil Ricardo Cassiano; Agência O DIA
Avenida Brasil está interditada para obras do BRT Transbrasil Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Avenida Brasil está interditada para obras do BRT Transbrasil Ricardo Cassiano/Agência O Dia


Interdições:

SENTIDO CENTRO: está TOTALMENTE INTERDITADA, das 23h de sexta às 23h de domingo (12 a 14 de julho). Lembrando que já há bloqueios no trecho na pista lateral. Ou seja, não HAVERÁ CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS NA VIA entre os bairros de Benfica e do Caju.

SENTIDO ZONA OESTE: pista central ficará TOTALMENTE INTERDITADA na madrugada de sábado para domingo, de 0h às 3h (no dia 14 de julho).

Comentários