De acordo com os dados do seguro DPVAT, nesse período, é possível observar a redução de 53% no índice de mortes decorrentes de acidentes de trânsito e 50% de redução nos flagrantes de pessoas com sinais de embriaguez nas blitzes.
Essa análise mostra que a presença da Operação Lei Seca gerou, em boa parte dos casos, uma mudança de comportamento na população fluminense, onde a maioria opta por usar aplicativos de transporte quando sai para beber.
Desde o no passado, a Operação Lei Seca vem intensificando sua atuação no interior e nas rodovias estaduais, onde o nível de acidentes é maior.
Legislação
Segundo a legislação de trânsito em vigor, quem é flagrado dirigindo sob a influência de álcool, ou de qualquer substância psicoativa, tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses, paga multa de R$ 2.934,70, tem retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado e o recolhimento do documento de habilitação. E, caso seja flagrado novamente, no período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro, passando a ser R$ 5.869,40.