William da Silva Lima no lançamento do livro 400x1: uma história do Comando Vermelho na livraria Cultura
 - Tiago Nascimento/ ANF
William da Silva Lima no lançamento do livro 400x1: uma história do Comando Vermelho na livraria Cultura Tiago Nascimento/ ANF
Por O Dia
Rio - Morreu na madrugada desta quarta-feira William da Silva Lima, um dos fundadores do Comando Vermelho, maior facção criminosa do Rio. Conhecido como Professor, ele sofreu um enfarte em casa, na Zona Sul do Rio, aos 76 anos.
William cumpria pena em casa, monitorado por tornozeleira eletrônica, com a saúde frágil. As condenações de Professor somavam 95 anos e seis meses de prisão por crimes como assaltos a banco, extorsão e sequestro.

A facção criminosa do Rio surgiu em 1979, no presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande, com o convívio entre presos comuns e políticos. 
Publicidade
William da Silva Lima escreveu o livro 400 X 1 – Uma história do Comando Vermelho, relançado pela ANF Produções. Nessa obra, o autor conta como foi o surgimento do Comando Vermelho e conta com poemas entre um capítulo e outro, que ele escrevia quando estava no cárcere. O livro também virou filme pela Globo Filmes.