Rio regista menor temperatura do ano nesta madrugada - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Rio regista menor temperatura do ano nesta madrugadaGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - Mesmo com o aviso na sexta-feira mais quente do inverno, que marcou 35,5ºC, o carioca não esperava que o frio chegasse tão intenso no final de semana. Nesse domingo, o Rio de Janeiro teve a tarde mais gelada do ano, com máxima de 19,6ºC em Marambaia, na Zona Oeste, e mínima de 13ºC no Alto da Boa Vista, na Zona Norte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O recorde anterior aconteceu no dia 17 de julho desse ano, com máxima de 20,6ºC em Marambaia e mínima de 13,2ºC em Jacarepaguá.
Pela cidade, a previsão é de chuva fraca a moderada em pontos isolados durante todo o dia. Os ventos podem chegar até 51 km/h, sendo o maior registro no Forte de Copacabana, às 11h (41,4 km/h), de acordo com o Centro de Operações Rio (COR). A Marinha do Brasil emitiu o alerta de ressaca estendido: ondas de até três metros de altura poderão atingir a orla até às 9h da segunda-feira.
Publicidade
Já o Centro de Operações Rio emitiu alerta para pistas escorregadias em Bangu, Ilha do Governador e Av. Brasil/Mendanha, locais em que chove moderadamente.
Em nota, o COR comunicou que "moradores de comunidades com alto risco geológico, monitoradas pelo sistema de alertas sonoros da cidade, devem ficar atentos aos avisos sonoros para seguir a orientação de se dirigirem aos pontos de apoio previamente definidos, caso haja a necessidade, de sair provisoriamente de suas residências".
Publicidade
Durante a madrugada, às 02:38h, a Avenida Armando Lombardi e a Estrada da Gávea foram parcialmente interditadas devido a bolsões d'água. O escoamento foi realizado às 08h e as pistas liberadas, segundo o COR. Fora essa ocorrência, até o momento, a cidade não teve nenhum outro transtorno por causa das chuvas. 

Publicidade
Previsão da semana
Apesar do frio intenso no final de semana, as temperaturas vão continuar baixas até terça-feira. Segundo as previsões do Climatempo, para amanhã, a máxima está prevista em 23ºC e a mínima 13ºC, com ventos fracos, céu encoberto durante todo o dia e chuva a qualquer hora.
Publicidade
Na quarta (7), o tempo começa a esquentar, com máxima de 28ºC e céu parcialmente nublado. Mas somente a partir de quinta que o carioca poderá sentir o sol novamente, com céu limpo e máxima de 30ºC.