Óleo vaza de plataforma de petróleo na Bacia de Campos

Cerca de 7,8 metros cúbico de óleo residual foram parar no mar

Por Agência Brasil

Vazamento aconteceu na Bacia de Campos
Vazamento aconteceu na Bacia de Campos -
Rio - A Petrobras informou, nesta segunda-feira, que houve um vazamento de aproximadamente 7,8 metros cúbico de óleo residual do navio plataforma FPSO Cidade do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, no Norte Fluminense. A embarcação apresentou trincas no casco, verificada após inspeção nos tanques externos da embarcação.

A plataforma FPSO é uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência utilizada pela indústria petrolífera para a exploração (produção), armazenamento petróleo e/ou gás natural e escoamento da produção.

O navio plataforma FPSO Cidade do Rio de Janeiro está fora de operação desde o ano passado e em processo de saída da locação do campo de Espadarte, a 130 km da costa. A retirada das 107 pessoas embarcadas foi iniciada no sábado e concluída nesta segunda.
A Petrobras informou que o recolhimento e a dispersão do óleo está sendo feito por sete embarcações, além de quatro de apoio e um helicóptero, para sobrevoo.

Já a Modec disse, que desde o início da ocorrência, foi constatado o aumento na extensão das trincas. Apesar disso, "o navio continua em posicionamento estável e em condições seguras, sob monitoramento permanente da Modec e da Petrobras".

Comentários