Governador participou da cerimônia de destruição  - Divulgação / Philippe Lima
Governador participou da cerimônia de destruição Divulgação / Philippe Lima
Por O Dia
Rio - A Polícia Civil destruiu, nesta terça-feira, 40 toneladas de produtos falsificados. O material foi apreendido em cerca de 80 operações realizadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial em todo o Rio. Entre os objetos inutilizados estavam cigarros, óculos, calçados, bolsas de grife, além de acessórios e produtos eletrônicos. O governador Wilson Witzel estava presente e participou da solenidade.
"O comércio de produtos falsificados é tão grande quanto o de drogas e armas no estado. Por isso, combater este tipo de crime é fundamental e valoriza também as empresas que trabalham de forma correta e dentro do que a lei determina", disse o governador.
Publicidade
A ação foi a primeira após a sanção da lei que determina a imediata destruição dos produtos apreendidos. Antes, a Polícia Civil precisava aguardar de quatro a cinco anos para que os trâmites judiciais autorizassem a destruição do material. Além disso, seis policiais civis se revezavam na função de proteção dos produtos, o que comprometia a atividade dos agentes de segurança.
"Essa lei possibilita não só a destruição, como também a descaracterização para, futuramente, por meio de um decreto do Governo do Estado, disponibilizar este material para instituições beneficentes", comentou o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Vinícius Braga. "Importante ressaltar que seis policiais foram liberados para investigação. Estavam nesta função há 14 anos e voltam às atribuições policiais", acrescentou Demétrio.