App para ocorrências na cidade - Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
App para ocorrências na cidadeEdvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Por O Dia
Rio de Janeiro - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou nesta sexta-feira o COR.Rio, aplicativo que fornece, em tempo real, informações sobre o que ocorre na cidade em diversas áreas, como previsão do tempo, transporte e trânsito.
Uma das principais funções da ferramenta será a de alertar sobre a intensidade de chuvas e prevenir a população sobre os riscos. Uma sirene será disparada via app quando o sistema de alarme da Defesa Civil for acionado, dependendo do local onde a pessoa se encontrar.
Publicidade
O aplicativo vai popularizar ainda mais os serviços que o COR já presta aos moradores e turistas. É fundamental que esse lançamento ocorra agora, antes do verão, quando é maior a probabilidade de enfrentarmos problemas. Todas as informações, especialmente em momentos de crise, estarão disponibilizadas no aplicativo, afirmou Crivella. 
Prefeito Crivella dando detalhes do App - Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Publicidade
O usuário também poderá contribuir com o sistema, reportando ocorrências que afetem a mobilidade urbana, como acidentes, queda de árvores e bolsões d’água, por exemplo.
O app está disponível para o sistema Android e, a partir da próxima semana, será oferecido também no IOS. O lançamento é apenas uma das iniciativas adotadas pela Prefeitura para aperfeiçoar as medidas de prevenção e de alerta à população. Em breve, os estágios operacionais da cidade em caso de chuvas e outros acidentes vão mudar: os níveis de alerta passarão de três para cinco estágios: Normalidade (1), Observação (2), Atenção (3), Alerta (4) e Crise (5).
Publicidade
Desenvolvido pelo Centro de Operações Rio (COR) em parceria com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), o aplicativo lançado nesta sexta-feira disponibilizará imagens do radar meteorológico da Prefeitura e a lista das estações meteorológicas e dos pluviômetros do Sistema Alerta Rio. Também disponibilizará dados sobre o trânsito na cidade, a situação de diferentes modais do sistema de transporte público e os impactos causados por grandes eventos.
Aplicativo é alternativa ao Twitter Alert
Publicidade
O app COR.RIO substituirá o serviço Twitter Alert (envio de notificação para usuários cadastrados pelo COR), que vai deixar de ser oferecido a partir deste sábado, 31 de agosto. A suspensão foi uma decisão do próprio Twitter, que mantinha a parceria com o COR desde 2013. Como a mensagem não será mais enviada via Twitter, o Centro de Operações recomenda que os cidadãos baixem o aplicativo COR.RIO e ativem as notificações para recebimento dos alertas.

Por enquanto, o app em lançamento estará disponível apenas para o sistema Android. Ainda na próxima semana, será oferecido também no IOS.