Rio de Janeiro - 01/09/2019 - Clima tempo. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia - Luciano Belford/Agência O Dia
Rio de Janeiro - 01/09/2019 - Clima tempo. Foto: Luciano Belford/Agencia O DiaLuciano Belford/Agência O Dia
Por Larissa Esposito*
Rio - O mês de setembro já começou trazendo para os cariocas uma semana de tempo instável. A passagem de uma frente fria pelo Rio influenciará a queda de temperaturas, com a mínima podendo chegar a 10ºC na Região Serrana durante a quarta-feira e máxima de 30ºC no Rio, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O céu ficará predominantemente nublado, com chuva e ventos moderados a forte e as áreas mais afetadas serão a Região Serrana, Região Metropolitana e o Litoral Sul do estado.
O meteorologista do Climatempo, João Luiz Martins Bastos, explica a mudança de tempo no Rio: "a frente fria vem da Região Sul do país. Ela se formou no alto mar do Sul e se deslocou no final dessa semana, chegando na altura do Rio de Janeiro na madrugada desse domingo."
Publicidade

"A frente fria ainda segue em alto mar, o que causa um sistema de baixa pressão na costa do Rio", informa. "Esse sistema causa mudança na circulação do vento, movimentando-o contra a costa do Rio. Com isso, aumenta a nebulosidade, umidade e as chuvas".
Mas tem carioca que está feliz com a notícia, como é o caso da estudante de Biologia Maria Gabriela Loureiro, de 20 anos, que já estava à espera do frio depois de muito sofrer com o calor. "Sou completamente a favor já que o calor do Rio está insuportável, ainda mais para quem trabalha e precisa utilizar os transportes públicos, em que muitas das vezes o ar condicionado não dá vazão. Porém, os cariocas não estão bem acostumados com temperaturas tão baixas como a que está prevista para essa semana. Iremos finalmente tirar do armário os nossos casacos de inverno!", diz.
Publicidade
Já a funcionária pública Érica Gutierrez, 27, está menos animada com a frente fria. "No Rio é difícil preferir o calor, porque é sempre demais. Mas o pior do frio acho que é levantar da cama", brinca. "Terei que catar as minhas roupas térmicas".
Segundo o INMET, para hoje há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes, mas isoladas, a partir da tarde, podendo vir acompanhadas de raios. Os ventos também estarão moderados, ocasionalmente fortes. As temperaturas apresentaram declínio em relação a ontem, com mínima de 19°C e máxima de 31°C.
Publicidade
Na segunda-feira, a chegada desta frente fria mantém o tempo instável, com ventos moderados e chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento do dia. No estado, a mínima será de 12ºC e a máxima 34ºC. Na capital, os números são de 15ºC e 25ºC, respectivamente.
Já na terça-feira, as pancadas moderadas de chuva serão a partir da tarde, com raios e rajadas moderadas de vento. No Rio, a mínima está prevista para 10ºC e a máxima 35ºC. Para a capital, será 15ºC e 35ºC, respectivamente.
Publicidade
Para quarta-feira, a previsão é de céu nublado a encoberto com chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento. Na Região Metropolitana, a previsão será de mínima de 14ºC e máxima de 24ºC. Em todo o estado, as temperaturas serão de 10ºC e 30ºC.
Na quinta-feira, o céu permanecerá encoberto e com chuvas isoladas. Para o Rio, a mínima será de 11ºC e máxima de 30ºC. Já na capital, teremos 14ºC e 22ºC, com rajadas de vento fracas a moderadas.
Publicidade
Prepare-se com O DIA
Em casos de alagamentos, redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos. Além disso, permaneça em local seguro e não caminhe pelas águas para evitar acidentes e risco de doenças.
Publicidade
Com ventos fortes, feche todos os aparelhos elétricos e registro de gás. Evite deixar objetos que possam cair em locais altos e cuidado com o uso de velas se houver falta de luz. Em casa, feche as janelas, basculantes e portas para evitar canalizações de ventos. Se estiver na rua, não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas, que devem ser evitados assim como cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas.
*Estagiária sob supervisão de Waleska Borges
Publicidade