Momento exato em que o caveirão da Polícia Militar arrasta fiação e barracos na comunidade, na terça-feira passada
 - Reprodução
Momento exato em que o caveirão da Polícia Militar arrasta fiação e barracos na comunidade, na terça-feira passada Reprodução
Por
Depois de carros blindados da Polícia Militar destruírem barracos na localidade conhecida como Brejo - a mais carente da Cidade de Deus, integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Defensoria Pública conhecerão a área nesta sexta-feira (6), às 10h. O objetivo da visita, segundo a Comissão é avaliar os prejuízos e colocá-los à disposição dos moradores.
Ainda na terça-feira, logo após a destruição dos barracos, os moradores da Cidade de Deus organizaram um protesto espontâneo, interditando vias e incendiando um ônibus.
Publicidade
"Se a gente não fizer assim, não parar vias, não tacar fogo, não chamar a atenção, a gente não é visto, nossa voz não é ouvida. Há quanto tempo a gente tá gritando? Há quanto tempo a Cidade de Deus está sofrendo?", disparou a moradora. "Estamos pedindo paz, e o governador só manda tiro. Ele não quer saber quem tá aqui embaixo. Aí a gente toma uma atitude e sai como vândalo".
Ela reclamou, ainda, da atitude da PM. "A polícia quer entrar, quer fazer o trabalho deles? Ok. Mas eu acho que eles têm que ter um pouco de respeito. Outro dia, começaram uma operação às cinco da tarde, eu estava voltando do trabalho, e fiquei no meio do fogo cruzado, quase morri".
Publicidade
CT do Vasco
A rua destruída pelo blindado fica localizada em um terreno cedido pela Prefeitura ao Vasco da Gama para a construção de um novo Centro de Treinamento. O clube espera poder utilizá-lo já em 2020.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, a Prefeitura "está cadastrando as famílias e estudando a situação para verificar se atendem aos requisitos do Auxílio Habitacional Temporário (AHT) ou futuros reassentamentos".
Publicidade
O Vasco afirmou, por meio de sua assessoria, que está "acompanhando de perto o trabalho da Prefeitura", e que espera fazer um trabalho social com as crianças da comunidade, assim como faz em São Januário.