Mais Lidas

Livraria flutuante atraca no Pier Mauá

Com 5 mil títulos, navio Logos Hope ficará aberto à visitação até 6 de outubro. Embarcação terá ainda atividades culturais variadas

Por Thuany Dossares

Michel Vieira e o filho Pedro Miguel aprovaram a diversidade dos títulos. Estão à venda cinco mil livros, entre obras infantis e adultas, de culinária, ficção e de ciências
Michel Vieira e o filho Pedro Miguel aprovaram a diversidade dos títulos. Estão à venda cinco mil livros, entre obras infantis e adultas, de culinária, ficção e de ciências -

Rio - A maior livraria flutuante do mundo já está atracada no Pier Mauá. O navio Logos Hope, que tem 5 mil títulos, abriu ontem à visitação e permanecerá ancorado no Rio até o dia 6 de outubro. Muito mais do que vender livros, a embarcação oferece experiências culturais diversas, com shows, exposições e peças de teatro.

Morador do Complexo do Alemão, o motorista de aplicativos Michel Vieira, de 30 anos, não pensou duas vezes em conhecer a livraria flutuante. Ontem, ele foi com a irmã, o filho e os sobrinhos para que as crianças tivessem mais contato com a literatura. "Quando eu e minha irmã éramos pequenos, a gente não teve acesso a livros. Então, achei importante trazer nossos filhos aqui. Precisamos levar cultura para as crianças", disse.

O filho do motorista, o pequeno Pedro Miguel, de sete anos, que aprendeu a ler no ano passado, disse que estava encantado com a embarcação. Por cada bancada que passava, independente do tema da obra, o menino parava para pegar um livro na prateleira e folhear o conteúdo. "É a primeira vez também que entro em um navio. Só queria que ele estivesse navegando. Mas o livro que eu mais gostei foi sobre a vida marinha", confessou.

Tripulação

O Logos Hope é composto por 400 tripulantes voluntários de 60 nacionalidades diferentes. Viajando com a embarcação há um ano, o chileno Juan Nuñes resolveu participar do projeto por causa de uma das principais missões do navio: levar esperança por onde passa. Afinal, em toda cidade, independente do país, os tripulantes realizam diversas ações de solidariedade para as comunidades carentes locais.

"Sou dentista e já conhecia o projeto, havia visitado o navio e achava a ideia muito nobre. Mas, inicialmente, não pensei em participar. Até que um dia eu recebi um e-mail que dizia que eles precisavam de um dentista e na mesma hora eu quis entrar. Coloquei meu nome e cinco meses depois fui chamado", contou.

Desde que embarcou, Juan Nuñes já viajou por El Salvador, Costa Rica, Equador, Chile, Argentina, Uruguai e, agora, Brasil. "Viajar é bacana, é legal, você conhece lugares e pessoas. Mas não é o principal, não vim aqui para isso. Vim para servir às pessoas, no meu caso, na parte dental. Esse navio tem três objetivos principais: compartilhar conhecimento através dos livros, ajudar pessoas e compartilhar esperança", acrescentou o dentista.

Durante a permanência no Rio, os tripulantes irão visitar igrejas, hospitais, escolas e lares de idoso. Eles irão prestar serviços como exames de vista e doação de óculos de grau, atendimento médico básico e consulta com dentistas, entre outras atividades.

Serviços

O Logos Hope ficará no Rio de Janeiro até o dia 6 de outubro. Ele está ancorado no Pier Mauá, que fica na Rua Primeiro de Março, 8, no Centro. A entrada custa R$ 5 e no interior da embarcação os pagamentos podem ser feitos com dinheiro ou cartões de crédito internacional. De terça a quinta-feira, o funcionamento começa às 10h e termina às 20h. Sextas e sábados, as visitas podem ser feitas de 10h às 21. Já no domingo, das 14h às 21h. A expectativa é que o navio receba mais de 90 mil pessoas. 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Michel Vieira e o filho Pedro Miguel aprovaram a diversidade dos títulos. Estão à venda cinco mil livros, entre obras infantis e adultas, de culinária, ficção e de ciências Cléber Mendes
Rio,19/09/2019 -PIER MAUA- Navio Logos Hope, a maior livraria flutuante do mundo. Na foto, Camila Oliveira com familia .Foto: Cléber Mendes/Agência O Dia Cléber Mendes

Comentários