Disputa promovida pelo Mesa Brasil desperta nas cozinheiras a criatividade em utilizar o alimento em sua integralidade para novas receitas - Divulgação
Disputa promovida pelo Mesa Brasil desperta nas cozinheiras a criatividade em utilizar o alimento em sua integralidade para novas receitasDivulgação
Por ASSINATURA REPÓRTER

Rio - Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o Sesc RJ, mais precisamente na unidade de Madureira, apresenta o IX Festival de Receitas Mesa Brasil Sesc. Criado com o objetivo de alertar sobre a problemática da fome, da pobreza e da desnutrição, o festival estimula o combate ao desperdício de alimentos. O evento acontece hoje, das 13h às 17h.

A ideia é despertar nas cozinheiras das instituições a criatividade em utilizar o alimento em sua integralidade além de quebrar os paradigmas alimentares nas suas criações de novas receitas. 

O desperdício de alimentos acontece de várias formas, desde a produção em excesso, passando pelo transporte e estoque inadequado, até chegar à cozinha do consumidor e acabar no lixo sem ter sido ingerido. 

Mesmo com 14 milhões de pessoas afetadas pela fome no Brasil, cerca de 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e com a World Resources Institute (WRI).  

Estabelecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o Dia Mundial da Alimentação visa fazer com que a população reflita sobre temas como fome e segurança alimentar e o programa Mesa Brasil Sesc RJ propõe ações para conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação adequada ajudando a combater o desperdício de alimentos.

Durante o festival, por meio do voto popular, o público poderá decidir a receita campeã entre as cinco escolhidas pelo Mesa Brasil Sesc.    

As unidades do Sesc RJ promovem, sistematicamente, atividades que visam conscientizar e esclarecer sobre segurança alimentar, consumo, sustentabilidade das práticas produtivas e respeito às culturas tradicionais. 

Sem desperdício

Em grande parte dessas ações o Mesa Brasil Sesc está presente integrando doadores, instituições sociais e voluntários, com o intuito de minimizar as carências alimentares, combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida por meio da conscientização.

Ao todo, o Mesa Brasil Sesc beneficia mais de 800 instituições, com braços em 89 municípios de todo o Estado do Rio.

Crianças também participam

Durante o IX Festival de Receitas Mesa Brasil Sesc, haverá também a apresentação das receitas dos minichefs do Projeto Pequeno Gourmet. As ações foram desenvolvidas para promover atividades que despertem o interesse das crianças para o preparo de alimentos de forma criativa, divertida e saudável.
Publicidade
Considerando que as crianças aprendem observando e imitando os adultos, uma das maneiras mais eficazes de fazer os pequenos comerem melhor é estimulá-los a participar da escolha e do preparo dos pratos, combinando sabores e texturas de diferentes alimentos. Dessa forma, o Mesa Brasil Sesc estimula a conscientização, desde a infância, do aproveitamento de alimentos.
Competição
Publicidade
- Receitas concorrentes
 
Publicidade
Bolo de pimentão com cobertura de maçã - Tatiana Zulmira Villas Boas Martin - Casa Abrigo Betel
Doce de maxixe - Marilene Fonseca Serafim - Redes Gastronômicas - Sesc São Gonçalo
Publicidade
Suco de casca de abacaxi com espinafre - Rosilene Nunes da Silva - Redes Gastronômicas Madureira
Cocada de Casca de Laranja - Marcia Santos da Silva - Associação Beneficente Resgatando Vidas
Publicidade
Pizza de Manga - Osvaldo Rodrigues, Cleber, Rodrigo Oliveira, Flavio - Associação Maranathá do Rio de Janeiro - Unidade Sepetiba.
 
Você pode gostar
Comentários