Rio de Janeiro - RJ  - 16/10/2019 - Geral - Transito na Ponte Rio Niteroi - Motoristas e passageiros enfrentam horas no transito para chegarem ao Rio de Janeiro na manha de hoje - na foto, veiculos na chegada ao Rio -   Foto Reginaldo Pimenta / O Dia - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 16/10/2019 - Geral - Transito na Ponte Rio Niteroi - Motoristas e passageiros enfrentam horas no transito para chegarem ao Rio de Janeiro na manha de hoje - na foto, veiculos na chegada ao Rio - Foto Reginaldo Pimenta / O DiaReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Thuany Dossares

Motoristas que circulam pela Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói devem ficar atentos. A partir de hoje, o trânsito, na altura do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) sofrerá duas alterações devidos às obras do BRT Transbrasil. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, as intervenções no tráfego devem durar até dezembro.

Na primeira mudança, que será feita a partir das 12h, um trecho da pista central da Avenida Brasil será interditado. Assim, os veículos vindos da Ponte Rio-Niterói deverão seguir pela pista lateral da Avenida Brasil, à esquerda. Já aqueles que estiverem vindo pela Brasil, com destino ao Centro, vão precisar seguir pelo Viaduto do Gasômetro.

A partir da reabertura da pista central, às 23h de hoje, será iniciada a segunda etapa de interdição da via. Nela, os ônibus procedentes da Ponte Rio-Niterói com itinerário seguindo para a região central do Rio deverão seguir pela pista central da Avenida Brasil e os demais veículos pela pista lateral à esquerda.

Já os ônibus procedentes da pista central Avenida Brasil deverão se manter na pista central. Os demais veículos provenientes da pista central da mesma via poderão seguir pelo Viaduto do Gasômetro ou pela pista lateral junto ao Into.

Com as mudanças, o ponto ônibus na pista lateral da Brasil também será alterado. O desembarque dos passageiros será feito na pista central da via, que será exclusiva para ônibus. A mudança serve tanto para os que já seguem da Avenida Brasil, quanto para os que descem a Ponte Rio-Niterói.

Por conta da mudança, sinalização específica está instalada para orientar e alertar os motoristas. De acordo com a CET-Rio, apoiadores de tráfego estarão no local para atuar na fluidez e na orientação do trânsito, não só nos trechos das obras como também em todo o entorno.

Especialista critica projeto do BRT

As obras de grande impacto no dia a dia da população devem ser planejadas para ficarem prontas em um prazo que minimize transtornos para os cidadãos. É a avaliação de Paulo Cezar Ribeiro, professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ.
Publicidade
 
"Obras como a do BRT Transbrasil causam transtornos em todo o mundo. Mas elas precisam ser feitas com planejamento para que comecem e terminem num prazo que a população não sofra tanto", explica.
Publicidade
Para o professor, o projeto do BRT Transbrasil é inadequado ao concorrer com o sistema de trens do ramal Deodoro-Central do Brasil. "O correto seria que o BRT fosse completar aos trens de forma física e tarifária. E não o contrário, como está sendo feito. Não faz sentido", avalia Ribeiro.
 
Publicidade
Outro ponto questionado pelo especialista é a sinalização precária das obras. "É um item importantíssimo que foi relegado a segundo plano pela prefeitura. Acho que houve falha nesse sentido", critica o professor da Coppe/UFRJ.
 
Publicidade
Intervenções aumentam tempo de travessia da Ponte Rio-Niterói

As obras do BRT Transbrasil têm dado um nó no trânsito e os congestionamentos se refletem no tempo de travessia da Ponte Rio-Niterói. Motoristas e passageiros que saem de Niterói, São Gonçalo e região costumam levar 16 minutos a mais para chegar ao Rio. Segundo a EcoPonte, concessionária da via, anteriormente gastava-se 17 minutos, em média, para cumprir o trecho.

O DIA acompanhou a dificuldade que as milhares de pessoas que saem da Região Metropolitana tem enfrentado diariamente para chegar no Rio, seguindo para o Into e Rodoviária Novo Rio. O congestionamento na saída da ponto costuma ser ruim por causa do ponto de ônibus, na pista da direita, logo no início da Avenida Brasil, em frente à unidade de saúde. Foram cerca de 40 minutos do acesso, pela Alameda São Boa Ventura, no Fonseca, até o Into.

Por conta dos congestionamentos, o dedetizador Marcos Vinicius, de 29 anos, prefere se arriscar e descer do ônibus ainda na agulha que divide as decidas para o Into e o Gasômetro. "É a única forma de não chegar atrasado no trabalho, em São Cristóvão", reclama.
Você pode gostar
Comentários