Fraudes na internet atingem 12 milhões

Atriz mirim foi mais uma vítima de golpe. Veja dicas sobre como se proteger

Por Thuany Dossares

Atriz Myrella Victória foi enganada ao tentar fechar parceria
Atriz Myrella Victória foi enganada ao tentar fechar parceria -
Rio - Golpes de falsas vendas na internet ainda são comuns e, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 12 milhões de consumidores sofreram alguma fraude financeira nos últimos 12 meses. Um caso recente foi o da atriz mirim da Record Myrella Victória. Acreditando que estava realizando uma parceria com uma suposta loja de eletrônicos, no Instagram, em troca da compra de um celular com 50% de desconto, a mãe da menina, Paula Oliveira, perdeu R$ 2 mil ao efetuar o pagamento do produto, na última quinta-feira.

O professor de Direito Civil da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) explicou que a relação de compra e venda através de redes sociais tem a ver com a confiança estabelecida entre quem está negociando. O especialista ainda explicou o que fazer para evitar cair num golpe na internet.

"Na rede social, as vendas são feitas sem intermediação de uma rede. É importante estabelecer o mínimo de contato com o vendedor, pedir documentos, pesquisar se tem amigos em comum, se algum amigo já conhece ou negociou com a marca. E uma dica importantíssima é não comprar por impulso e pesquisar bastante antes de fechar o negócio", disse.

A rede de comércio eletrônico mais indicada ainda são os sites. O Procon do Rio também deu dicas: "A primeira coisa é ficar atento na hora de uma compra pelo site e verificar se tem o certificado de segurança, emitido por empresas autorizadas, além de observar se o endereço do site começa com 'https' e ver se tem um cadeado fechado. Indicamos que evitem fazer compras usando computadores e redes de wifi que não sejam de uso pessoal. O consumidor deve sempre verificar em redes sociais o que outros estão falando sobre o site, verificar CNPJ, razão social e opções de contato".

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro