Atriz Myrella Victória foi enganada ao tentar fechar parceria - Reprodução Instagram
Atriz Myrella Victória foi enganada ao tentar fechar parceriaReprodução Instagram
Por Thuany Dossares
Rio - Golpes de falsas vendas na internet ainda são comuns e, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 12 milhões de consumidores sofreram alguma fraude financeira nos últimos 12 meses. Um caso recente foi o da atriz mirim da Record Myrella Victória. Acreditando que estava realizando uma parceria com uma suposta loja de eletrônicos, no Instagram, em troca da compra de um celular com 50% de desconto, a mãe da menina, Paula Oliveira, perdeu R$ 2 mil ao efetuar o pagamento do produto, na última quinta-feira.

O professor de Direito Civil da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) explicou que a relação de compra e venda através de redes sociais tem a ver com a confiança estabelecida entre quem está negociando. O especialista ainda explicou o que fazer para evitar cair num golpe na internet.

"Na rede social, as vendas são feitas sem intermediação de uma rede. É importante estabelecer o mínimo de contato com o vendedor, pedir documentos, pesquisar se tem amigos em comum, se algum amigo já conhece ou negociou com a marca. E uma dica importantíssima é não comprar por impulso e pesquisar bastante antes de fechar o negócio", disse.

A rede de comércio eletrônico mais indicada ainda são os sites. O Procon do Rio também deu dicas: "A primeira coisa é ficar atento na hora de uma compra pelo site e verificar se tem o certificado de segurança, emitido por empresas autorizadas, além de observar se o endereço do site começa com 'https' e ver se tem um cadeado fechado. Indicamos que evitem fazer compras usando computadores e redes de wifi que não sejam de uso pessoal. O consumidor deve sempre verificar em redes sociais o que outros estão falando sobre o site, verificar CNPJ, razão social e opções de contato".