
Rio - A inauguração de uma linha de ônibus experimental entre a Ilha do Governador e Copacabana foi motivo de comemoração para os insulanos, mas alguns moradores do Leme, bairro vizinho de Copa, criaram discórdia nas redes sociais. Preocupados com o aumento do movimento nas ruas e na praia, eles foram bombardeados de críticas (muitas bem-humoradas) pela galera da Zona Norte.
"E o desejo da população do Leme? Não foi levado em consideração?", questionou uma internauta da Zona Sul. "Em fins de semana de sol e no verão, não conseguimos nem usar o carro tamanho o trânsito. Temos de nos mobilizar para que isso não aconteça", postou outro morador.
Criada a rixa, a revanche veio a jato. "Então, não venham aqui pegar avião para viajar. Se virem!", publicou um morador da Ilha, referindo-se ao Aeroporto do Galeão, localizado no bairro. "Vou chegar com minha plaquinha 'Praia não tem dono'", disparou outra insulana.
O historiador Vitor Almeida, criador da página 'Suburbano da Depressão', defendeu sua 'classe': "Todos são contribuintes no mesmo município, mas há esse preconceito da Zona Sul, que ainda se entende uma elite econômica, com os subúrbios. As cidades rumam à integração e nós continuamos perpetuando um ranço do passado", comentou. "A polarização entre Zona Sul e Zona Norte começou antes da existência da Zona Oeste, tanto que já foi motivo de filmes, como 'Rio, 40 Graus' (1955) e 'Rio, Zona Norte' (1957)", lembrou o sociólogo Paulo Baía.
'É uma polêmica antiga e retrógrada', diz morador da Ilha sobre reclamação de nova linha de ônibus do bairro até Copacabana. pic.twitter.com/MCMisO3cuo
— Jornal O Dia (@jornalodia) October 30, 2019
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a linha LECD32, que faz o trajeto Bancários - Prado Júnior (via Linha Vermelha e Túnel Marcello Alencar), atende antiga reivindicação dos moradores da Ilha, que não tinham linha direta para Copa. Os consórcios Internorte e Intersul são responsáveis pela linha, com 12 ônibus. A operação de segunda a sexta é das 5h às 22h, e de 6h às 20h aos sábados e domingos, com intervalo de 30 minutos.
