Dia de Finados terá arte e religião

Atividades incluem apresentações da Orquestra Maré do Amanhã e missas com o arcebispo do Rio

Por O Dia

Dom Orani Tempesta em cerimônia no Cemitério do Caju, em 2018. Este ano, o cardeal voltará a rezar missa no local e também em Sulacap
Dom Orani Tempesta em cerimônia no Cemitério do Caju, em 2018. Este ano, o cardeal voltará a rezar missa no local e também em Sulacap -

Rio - A programação para o Dia de Finados terá uma série de eventos religiosos e culturais, hoje, nos cemitérios do Rio. O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, vai celebrar missas nos cemitérios do Caju, às 11h30, e no Jardim da Saudade, em Sulacap, às 9h, onde também participa da cerimônia de inauguração de uma réplica do Cristo Redentor. O feriado terá eventos musicais, missas de paróquias locais e celebrações de grupos evangélicos em outros cemitérios no estado.

"Dia de Finados é uma data para rezar pelos nossos irmãos já falecidos, de visitar os túmulos de nossos entes queridos, de participarmos da Santa Missa. A morte não é um salto no vazio, mas, sim, um salto para os braços de Deus", diz o cardeal.

Ainda no Cemitério do Caju, às 10h, o prefeito Marcelo Crivella vai entregar novas titularidades de jazigos. Suspensas desde 2014, as transferências de titularidade passaram a ser autorizadas e regulamentadas em setembro. Segundo a prefeitura, a norma garante segurança contra fraudes e irregularidades.

 

Confira o que abre e fecha no feriado

O MetrôRio terá esquema especial, das 7h às 23h, e transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. Já a SuperVia terá a grade alterada, que deve ser consultada no link http://twixar.me/ChfT. O VLT opera normalmente as três linhas. No BRT, os serviços paradores funcionarão nos horários habituais.

No comércio, as lojas de ruas vão abrir e, nos shoppings a maioria não muda o horário. No Plaza Shopping Niterói, as lojas funcionam de 15h às 21h. Norte Shopping e Grande Rio, das 10h às 22h. Os mercados da Rede Unno terão o horário alterado. O Campeão abrirá das 7h às 20h, já Prix e Inter, até 21h, com exceção de Campo Grande, Niterói e Alcântara, até 18h. Mundial e Guanabara: horário normal.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários