Comer, rezar e relaxar... Chegou a hora do Enem!

Professora de cursinho dá dicas para encarar as provas sem estresse e garantir a aprovação

Por Luana Dandara

Carol Achtti, professora de redação, durante gravação de programa
Carol Achtti, professora de redação, durante gravação de programa -

Rio - Principal meio de acesso às universidades, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece amanhã em todo o país. Nesta primeira etapa, os candidatos farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de uma redação dissertativo-argumentativa. A segunda fase do vestibular acontece no domingo seguinte (10).

Apesar da essencial preparação ao longo do ano, algumas dicas de última hora podem ajudar na realização das provas. Professora de Redação do curso Descomplica, Carol Achtti recomenda que, hoje, o candidato priorize a organização para o teste. "Principalmente para quem está muito nervoso, é legal deixar tudo pronto. Então, separe o documento, a caneta e estipule qual horário vai sair para o local de prova. Antecedência é essencial", diz.

Já sobre revisar matérias na véspera, a professora acredita não haver problema: "Faça o que tem vontade. Um aluno que se sente mais seguro ao revisar algum item, não tem problema. Mas, no geral, é um dia bom para relaxar, ir ao cinema, ficar com a família, fazer o que gosta".

Como aposta para a redação, Achtti acredita que temas relacionados à saúde emocional e educação são "mais quentes". "É importante saber a estrutura da prova. Na introdução, apresentar o tema e declarar a tese. No desenvolvimento, abordar pelo menos dois argumentos. E na conclusão apresentar uma proposta de intervenção, para solucionar ou amenizar o problema citado", explica.

No dia do exame, os estudantes vão receber, antes de entrar na sala, um envelope porta-objetos, onde devem guardar tudo que não é permitido na prova.

Psicóloga e hipnóloga clínica, Miriam Pontes de Farias indica que o candidato, ao receber e abrir a prova, pense "a vaga é minha, eu sou capaz de tirar uma excelente nota". "E se perceber que está ansioso ou com pensamentos invasivos durante a prova, faça a respiração abdominal. Também mentalize a palavra "acalme-se", como se estivesse dando um comando a si mesmo. É uma prática de auto-hipnose para acalmar", afirma.

Redação deve ter tema neutro

No primeiro Enem da gestão do presidente Jair Bolsonaro, que já declarou várias vezes não aprovar questões "ideológicas" na prova, a professora de redação do Descomplica aponta que o exame deve ser mais neutro.
"O manual do candidato não mudou, logo a base da prova não vai mudar. Mas questões polêmicas, sobre gênero ou direitos humanos, provavelmente serão evitadas. Para o aluno, não impacta muito". Hoje, de 9h às 21h, o Descomplica promove um aulão online, misto de revisão de conteúdos com diversão.
 
Serviço

- Obrigatório levar
 
Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
Documento oficial de identificação, original e com foto, como identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira de motorista (CNH).
 
- Recomendado
 
Cartão de confirmação de inscrição.
 
- Proibido levar
 
Borracha, corretivo, chave com alarme, artigo de chapelaria (bonés, chapéus, viseiras ou gorros), impressos e anotações, lápis, lapiseira, livros, manuais, régua, óculos escuros, caneta de material não transparente.
Pode levar, mas não usar em hipótese alguma: dispositivos eletrônicos, como relógio, calculadora, iPod, celular e alarmes. Também são proibidos fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Será eliminado o estudante cujo aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som (verificar se alarmes tocam mesmo com aparelho desligado).
 
- Horário

Os portões abrirão às 12h (horário de Brasília), e serão fechados às 13h. A prova só começa às 13h30, mas quem conversar a partir das 13h será eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou o fiscal de prova. A prova terá 5h30 de duração, até as 19h.
 
- Local
 
Pode ser conferido no cartão de confirmação da inscrição, disponível no site enem.inep.gov.br/participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários