Ex-presidente da Cedae Hélio Cabral deixa em audiência na Alerj após se recusar a responder perguntas - Estefan Radovicz
Ex-presidente da Cedae Hélio Cabral deixa em audiência na Alerj após se recusar a responder perguntasEstefan Radovicz
Por O Dia
Rio - O ex-presidente da Cedae, Hélio Cabral, deixou a audiência pública que discute a crise hídrica na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na manhã desta terça-feira. Após apresentar os investimentos feitos pela companhia e da atuação após o problema relacionado à qualidade da água, ele se recusou a responder os questionamentos dos deputados, alegando que o seu sucessor que tem que responder. Ele anunciou a decisão ao ler um pronunciamento, alegando "não se sentir confortável". 
"O ex-presidente da Cedae demonstra não só o desprestígio a essa Casa como com a população do Rio de Janeiro, que está bebendo água ruim, podre. Isso é um absurdo", disse Renata Souza (Psol), reforçando que vai encaminhar um pedido de urgência para a abertura da CPI da Cedae, momento em que Cabral deixou a mesa de discussão sob vaias.
Publicidade
Hélio Cabral deixou a Alerj escoltado por dois seguranças e manifestantes correram atrás do veículo em que ele saída do local para jogar água suja. 

Galeria de Fotos

Ex-presidente da Cedae Hélio Cabral deixa em audiência na Alerj após se recusar a responder perguntas Estefan Radovicz/Agência O Dia
Ex-presidente da Cedae Hélio Cabral deixa em audiência na Alerj após se recusar a responder perguntas Estefan Radovicz/Agência O Dia
Ex-presidente da Cedae em audiência na Alerj Reprodução / TV Alerj
Ex-presidente da Cedae em audiência na Alerj Reprodução / TV Alerj
Publicidade
O deputado Márcio Pacheco (PSC), da base do governo na Alerj, disse que "desde o primeiro dia" da crise hídrica o governador Wilson Witzel tem atuado. "Inclusive envolvendo a polícia, com toda a investigação necessária. Uma ação responsável, em nenhum momento se omitindo".
Integrantes da organização Meu Rio estiveram na audiência pública e das galerias atiraram contas de água sujas de lama e notas de R$100, também sujas, com o rosto do ex-presidente. Depois que Cabral se recusou a falar e deixou o plenário, o grupo ofereceu água fornecida pela Cedae a ele, que saiu às pressas da Alerj.

"Vendo que ele fugiu, a gente foi oferecer um pouquinho de água para ele, porque já que a gente está tomando, seria bom se ele tomasse, também. Se a agência que regula nossa água diz que está tudo bem, a gente queria que ele bebesse essa água junto com a gente", disse Isabela Avellar, 25, representante do Meu Rio.

"Não temos respostas suficientes e essa situação compromete nossa saúde e a gente está pagando por esse descompromisso da Cedae", completou Lívia Merlim, 23, outra integrante da organização. 
Publicidade
Hélio Cabral será substituído por Renato do Espírito Santo, uma escolha técnica. Espírito Santo é engenheiro ambiental, funcionário de carreira que ingressou na Cedae em 1980, tendo atuado como diretor, gerente de saneamento e chefe de departamento. Ele se demitiu da companhia em 2017, dentro de um plano de demissão voluntária.x