Por Waleska Borges
Algumas das vítimas da Lapa acreditam que tenham sido dopadas pela burundanga, droga conhecida nas ruas da Venezuela, Colômbia e agora também no Brasil. Ela é extraída da Datura stramonium, uma planta ornamental de florestas brancas. As sementes da Datura são ricas em escopolamina, que combinada com outras substâncias, resulta no pó chamado de burundanga. A droga é usado por criminosos como forma de tornar suas vítimas totalmente indefesas. 
Conforme a farmacêutica Carla Coura, diretora do Conselho Regional de Farmácia do Rio, a escopolamina é "vulgarmente conhecida como a droga zumbi" e, quando associada ao álcool, anula a vontade. Segundo ela, ao contrário dos benzodiazepínicos (fármacos que produzem efeito ansiolítico), que são de uso controlado, a escopolamina pode ser encontrada em medicamentos para cólicas vendidos livremente em farmácias. 
Publicidade
"A diferença entre o medicamento e o veneno é a dose. Quando associada ao álcool, a escopolamina tem seu efeito potencializado. Pode causar visão turva, boca seca, prisão de ventre", explicou. O cirurgião vascular Thiago Melo ressalta que os efeitos das drogas usadas no 'Boa Noite Cinderela' variam em cada pessoa e dependem da dose ingerida. "Os sintomas mais comuns são amnésia, sonolência, inconsciência, alucinações, vômitos, podendo evoluir para um estado de coma".
Segundo o nefrologista Rodrigo Melo, a vítima perde a inibição e não consegue discernir o certo do errado.