Detran emite documentos gratuitos para vítimas das chuva
ações começaram no sábado, em Realengo, Bangu, Santa Cruz e Nilópolis. No domingo, as equipes estiveram em Guaratiba e Paciência. O atendimento se estenderá pelos dois finais de semana seguintes, sempre em áreas bastante castigadas pelos temporais
Por O Dia
Rio - Com o objetivo de resgatar a cidadania e facilitar a vida das pessoas atingidas pelas últimas enchentes, o Detran.RJ realizou, neste fim de semana, ações sociais em várias regiões do Rio. Mais de mil pessoas tiveram a oportunidade de solicitar, de forma gratuita, a segunda via das carteiras de identidade e habilitação. As ações começaram no sábado, em Realengo, Bangu, Santa Cruz e Nilópolis. No domingo, as equipes estiveram em Guaratiba e Paciência. O atendimento se estenderá pelos dois finais de semana seguintes, sempre em áreas bastante castigadas pelos temporais.
O presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos, compareceu às ações para acompanhar o atendimento. "Sabemos a importância desses documentos para que o cidadão solicite benefícios e dê seguimento à sua vida. Além disso, entendemos que nessa hora tão difícil é preciso levar os serviços até essas pessoas e sem nenhum custo. Conscientes da nossa missão social, estamos inclusive ampliando os serviços disponibilizados e será possível também solicitar a segunda via do documento do veículo, sem custo para o proprietário", adiantou. "Uma pessoa que perdeu, por exemplo, identidade, carteira de motorista e documento do carro, vai deixar de gastar cerca de R$ 340,00. Uma economia importantíssima em um momento difícil como esse", completou.
Publicidade
A faxineira Inês de Oliveira, que perdeu todos os seus documentos nas enchentes, elogiou a iniciativa. "Estou muito satisfeita com a ação. Se não fosse o Detran, teria que ficar muito tempo sem a minha identidade. Só estou aqui hoje porque não preciso gastar com condução e nem pagar a taxa de segunda via do documento", disse a moradora do Jardim Maravilha, em Guaratiba.
O endereço das próximas ações será divulgado ao longo da semana. O atendimento será das 9h às 15h, por ordem de chegada, com distribuição de senhas. Para requerer a carteira de identidade, o usuário deverá apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Caso algum desses documentos também tenha sido perdido nas chuvas, a Fundação Leão XIII estará no local para agilizar novas solicitações.