Mandados foram cumpridos na Cidade das Artes - Estefan Radovicz / Agência
Mandados foram cumpridos na Cidade das ArtesEstefan Radovicz / Agência
Por O Dia
Rio - O Ministério Público estadual (MPRJ) e a Polícia Civil fizeram, na manhã desta terça-feira, uma operação para cumprir 17 mandados de busca e apreensão de uma investigação que apura suspeitas de irregularidades envolvendo contratos firmados pela Prefeitura do Rio.
Os mandados foram cumpridos na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Copacabana, na capital; e em Angra dos Reis, na Região da Costa Verde.
Publicidade
Dentre os alvos dos mandados estiveram a sede da Riotur, na Cidade das Artes, e endereços ligados ao presidente da empresa, Marcelo Alves, na Barra, e seu irmão, o empresário Rafael Alves. Na casa de Marcelo, a polícia apreendeu computadores e o celular dele.
O irmão do presidente da Riotur é filiado ao Republicanos, mesmo partido do prefeito Marcello Crivella.  Rafael ainda é ex-dirigente do Salgueiro e da Viradouro e foi pré-candidato à Prefeitura de Angra dos Reis nas eleições de 2016.
Publicidade
O prefeito Marcelo Crivella, inclusive, tinha uma agenda marcada na Cidade das Artes para a manhã de hoje. Crivella iria dar posse a 58 novos profissionais da área de saúde que vão atuar na Subecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa).

Galeria de Fotos

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, e o prefeito Marcelo Crivella em visita ao Sambódromo neste ano Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Rafael Alves em evento do Republicanos com o prefeito Marcelo Crivella Divulgação / Republicanos
Mandados foram cumpridos na Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro Estefan Radovicz / Agência O
Mandados foram cumpridos na Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro Estefan Radovicz / Agência
Mandados foram cumpridos na Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro Estefan Radovicz / Agência O
Mandados foram cumpridos na Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro Estefan Radovicz / Agência
Publicidade
A investigação da operação é do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (Gaocrim/MPRJ) e tem apoio da Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro (Ciaf) e de várias delegacias do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).
Os mandados foram expedidos pelo 1º Grupo de Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). O material apreendido foi levado para a Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio. O MP e a polícia ainda não se pronunciaram sobre o avanço das investigações.
Publicidade
O DIA procurou a prefeitura e a Riotur sobre a operação. O município ainda não se pronunciou e a reportagem também tenta contato com Rafael Alves.
Em nota, a Riotur informou que "se coloca inteiramente à disposição dos órgãos fiscalizadores para esclarecer qualquer dúvida que possa existir durante este processo investigativo. Certamente a conclusão da investigação trará luz a esta gestão, que é regida pela dedicação absoluta, responsabilidade, transparência e honestidade, características imprescindíveis para um cargo público e como a Riotur é conduzida".
Publicidade
Procurado, o Republicanos informou que "não compactua com atos ilícitos, é a favor da apuração dos fatos e garante aos seus filiados o direito de defesa".