
O plano de contingenciamento, segundo o Detran para evitar o contágio de funcionários e a população, definiu os serviços emergenciais que serão prestados. Segundo a autarquia, o cidadão só será atendido se comprovar urgência, podendo ser a passagem comprovando viagem ou o boletim de ocorrência para casos de perda ou furto, por exemplo. Os agendamentos previamente marcados foram suspensos.
Registro de veículos
- Primeira licença (mais conhecido como primeiro emplacamento): é agendado somente pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br). São 500 vagas por dia.
- Segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV): não precisa de agendamento. São 240 vagas por dia. Foi montado um plantão especial em postos espalhados pelo Estado, que estão funcionando alternadamente de acordo com o dia da semana (veja tabela).
Emissão de documentos
- Segunda via de Identidade e de Habilitação: O usuário precisa apresentar a devida comprovação da urgência, como viagem, furto ou roubo,usando documentos como uma passagem ou um boletim de ocorrência. São atendidos apenas em postos pré-selecionados. Os casos são avaliados individualmente. Em caso de dúvida, o cidadão deve ligar para o teleatendimento antes de procurar uma unidade do Detran. Os números são 3460-4040 ou 3460-4041 (para a Região Metropolitana) e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 (para o interior).
Postos para segunda via de Identidade: Sede (Avenida Presidente Vargas, 817, Centro do Rio), Campo Grande (Posto da Av. Artur Rios), Niterói (posto do Fonseca; Região Metropolitana), Campos, Volta Redonda, Bom Jesus de Itabapoana, Cabo Frio, Nova Friburgo, Queimados.
Postos para segunda via de Habilitação: Sede (Avenida Presidente Vargas, 817, Centro do Rio de Janeiro), Campos e Volta Redonda.





