A estratégia de vacinação em massa nos postos do Detran-RJ foi decidida na última quarta-feira, durante reunião de autoridades na Barra da Tijuca. Serão cinco unidades do departamento de trânsito no Rio, com atendimento das 10h às 16h: Barra da Tijuca, Campo Grande, Catete, Ilha do Governador e Tijuca. Os idosos com mais de 80 anos cadastrados nas clinicas famílias da sua região receberão a dose da vacina direto em casa.
“Estamos com equipes analisando os projetos de todas as prefeituras do estado para que tudo seja colocado em prática o mais rápido possível. Continuamos abertos para solicitações dos municípios. O Detran está fazendo a sua parte”, afirma o presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos. Para receber a vacina nos postos ou unidades de saúde, basta levar o RG e, se possível, a caderneta.
Segundo a secretaria municipal, a segunda fase da campanha começa no dia 16, com imunização para mais três grupos: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas. A terceira fase começa no dia 9 de maio, quando ocorrerá o dia "D" contra o vírus da influenza. Nessa etapa, recebem a vacina outros dez perfis, incluindo crianças de 0 a 5 anos e gestantes.
O governo espera vacinar seis milhões de pessoas em todo o período de campanha, sendo dois milhões só na capital. Além da cidade do Rio, outros municípios já confirmaram que terão imunização em unidades do Detran. São eles: Niterói, Nova Iguaçu e Nova Friburgo.
A vacina protege contra o novo coronavírus?
Não.A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Serviço
Postos do Detran – 10h às 16h
Campo Grande
– Estrada do Mendanha, 1672
Ilha do Governador
– Infraero – Estrada de Tubiacanga s/n
Barra da Tijuca
– Av. Ayrton Senna – 2541
Catete
– Rua Machado de Assis, 80
Tijuca
– Haddock Lobo –– Rua João Paulo I, 194
Confira a lista das unidades de saúde na cidade do Rio