Prefeitura disponibiliza máscaras de proteção com a bandeira LGBT - Divulgação / Prefeitura
Prefeitura disponibiliza máscaras de proteção com a bandeira LGBTDivulgação / Prefeitura
Por O Dia
Rio - A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS Rio), órgão da prefeitura do Rio que atua na promoção e defesa da comunidade LGBT, apresentou nesta quinta-feira, uma edição de máscaras reutilizáveis com às cores da bandeira do arco-íris que, representam, o orgulho da comunidade LGBT em todo o mundo.

Segundo a Prefeitura, ao todo foram fabricadas 500 máscaras, que serão distribuídas gratuitamente. O intuito da ação é lembrar o Dia Internacional de Combate à LBGTfobia, celebrado no dia 17 de maio. A data foi criada em 2004 para debater com a sociedade, autoridades e corporações a situação alarmante sobre a discriminação e violência sofrida por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres trans, homens transexuais e transgêneros, intersexuais e todas as outras pessoas com orientações sexuais, identidades ou expressões de gênero e sexo dissidentes.

Ainda de acordo com a Prefeitura, todos os eventos que seriam promovidos em maio pela CEDS-Rio foram cancelados devido à pandemia da covid-19.

"Nossa ideia foi de conscientizar a população sobre a importância do uso das máscaras contra a propagação do coronavírus e, ao mesmo tempo, levar uma mensagem positiva contra a LGBTfobia e o preconceito, em meio à pandemia. Nós, que temos a experiência com trabalhos de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) que promovemos durante todo o ano, queremos usar nossa expertise para ganhar essa batalha contra a propagação do vírus", explica o Coordenador Especial da Diversidade Sexual Nélio Georgini.

Distribuição de alimentos para LGBTs em situação de vulnerabilidade social
A CEDS-Rio em parceira com a Prefeitura e movimentos sociais realizou a doação de 950 cestas básicas para instituições que apoiam e acompanham a população LGBT carioca. A entrega teve início no fim de março. A distribuição mais recente, de 200 pacotes, ocorreu no dia 28 de abril.