Vistoria mostra que hospitais federais do Rio não têm teste - Divulgação / Douglas Macedo
Vistoria mostra que hospitais federais do Rio não têm testeDivulgação / Douglas Macedo
Por Luana Dandara

Uma vistoria realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado (Coren-RJ) aponta que os seis hospitais federais do Rio de Janeiro não possuem testes para covid-19. Realizada na última quarta-feira (29), a inspeção apontou, também, que pelo menos 1.044 profissionais de enfermagem foram afastados por suspeita de infecção pelo novo coronavírus nas unidades de saúde fiscalizadas.

Procurado ontem, o Ministério da Saúde não se manifestou. Os dados foram divulgados na audiência judicial que resultou na intimação para troca de direção do Hospital Federal de Bonsucesso. Na ocasião, a juíza Carmen Silvia Lima Arruda definiu como "omissa" a direção da unidade.

Durante a audiência, a representante do Coren-RJ, procuradora Jussara Filardi, afirmou que as vistorias nos seis hospitais federais encontraram 274 enfermeiros e 760 técnicos ou auxiliares de enfermagem afastados por suspeita de covid-19. E que em nenhum dos hospitais havia material para teste do novo coronavírus. Apenas no Hospital de Bonsucesso foram identificados 45 enfermeiros e 92 auxiliares e técnicos de enfermagem afastados pela doença.

"Podemos afirmar que não tem material para a realização de testes em hospitais federais. Essa é a nossa conclusão e nós juntamos aos autos", disse a procuradora Jussara Filardi.

 

Você pode gostar
Comentários