Álcool em gel produzido ilegalmente precisará de readequação - Divulgação
Álcool em gel produzido ilegalmente precisará de readequaçãoDivulgação
Por O Dia
Rio - Policiais da 57ª DP (Nilópolis) realizaram, nesta terça-feira (5), a doação de mais de 15 mil litros de álcool para hospitais, movimentos sociais, secretarias municipais e associações, além de diversos departamentos da Secretaria de Estado de Polícia Civil. O material foi apreendido pela unidade durante interdição de uma fábrica clandestina no centro de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

De acordo com os agentes, no local, foi encontrada uma série de irregularidades e constatado que o estabelecimento não tinha condições para fabricar os produtos inflamáveis, além de não possuir autorização dos órgãos competentes. Os produtos também estavam armazenados inadequadamente e os funcionários não tinham equipamento pessoal de proteção.

Ainda segundo os policiais, a empresa era do ramo de cosméticos, mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, os responsáveis, visando a um aumento dos lucros, passaram a fabricar e comercializar álcool 70 e álcool em gel. No local também foram constatadas extensões elétricas, botijões de gás e disjuntores expostos próximos aos produtos inflamáveis.

Após a ação, a unidade conseguiu, junto ao juízo de Nilópolis, a reversão da apreensão para doação, por se tratar de item essencial para prevenção à covid-19.

Peritos da Sepol e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) constataram que o álcool em gel apreendido estava com a quantidade de álcool menor que o determinado legalmente. Dessa forma, os 10 mil potes de álcool em gel recolhidos vão passar por uma nova adequação, realizada pelo IFRJ, com o objetivo de atingir os padrões sanitários exigidos. Após a readequação, o material também será doado.