Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda - Divulgação
Hospital Regional Zilda Arns, em Volta RedondaDivulgação
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde informa que em toda a rede pública, 378 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs, que podem ser regulados para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal. A taxa de ocupação das unidades da rede estadual é de 74% em leitos de enfermaria e 85% em leitos de UTI. Ao todo, 2.239 pacientes estão internados na rede estadual.
Apenas duas unidades de atendimento têm vagas nesta quarta-feira: o Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, cujas taxas de ocupação são de 85% na enfermaria e 86% na UTI, e o Hospital de Campanha Lagoa-Barra, onde há 86 pacientes internados, 55 em leitos de UTI . Todos os outros leitos destinados para a covid estão ocupados e há rotativa de vagas ocasionadas por altas, óbitos, além de reservas técnicas de leitos para pacientes já internados que possam agravar o quadro clínico, necessitando de UTIs.
Publicidade
O próximo hospital de campanha a ser inaugurado será o do Maracanã, que terá 400 leitos, 80 deles de UTI, nos próximos dias. Os demais 1.400 leitos em outros sete hospitais de campanha e uma estrutura modular serão inaugurados de forma gradativa ao longo do mês de maio, de acordo com a evolução da pandemia.
Até o momento, 779 novos leitos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados da covid-19 foram abertos em todo o estado do Rio de Janeiro. Desse total, 622 são em hospitais de referência para o tratamento de coronavírus, sendo 314 UTIs e 308 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 157 leitos, sendo 100 de UTI, para o tratamento da Covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais.
Publicidade
Unidades destinadas Covid-19
Rio de Janeiro

Hospital de campanha Lagoa-Barra (57 UTI e 43 enfermaria, inicialmente)
Hospital Estadual Anchieta (14 UTI e 61 enfermaria)
Hospital Universitário Pedro Ernesto (52 UTI e 48 enfermaria)
Instituto Estadual do Cérebro (44 UTI)
Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (7 UTI)

Niterói
Publicidade
Instituto Estadual do Tórax Ary Parreiras (10 UTI e 7 enfermaria)

Volta Redonda
Hospital Regional Zilda Arns (80 UTI e 149 enfermaria)

Vassouras
Publicidade
Hospital Universitário de Vassouras (50 UTI)