- Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Por O Dia
Rio - As medidas restritivas adotadas pelos governos municipal e estadual para prevenir a transmissão do novo coronavírus afetaram diretamente o Sistema de Transporte Coletivo da cidade do Rio de Janeiro. Não foi diferente com o BRT Rio, que registrou redução de cerca de 70% do número de passageiros durante a pandemia.

A queda acentuada da demanda e as mudanças de hábitos da população, por conta dos novos horários estipulados para o funcionamento de serviços essenciais, alteraram os horários de pico do BRT. Na parte da manhã, houve antecipação do movimento. Já no entrepico, ocorreu queda de até 80% no número de usuários. Contribuíram para essa nova realidade o fechamento do comércio, shoppings e escolas, o aumento de home office e a redução de atividades de lazer, entre outros.

Esse conjunto de fatores levou o BRT Rio a reavaliar sua operação, como forma de manter o funcionamento do sistema. Assim, a partir de segunda-feira, dia 11, com o aval da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), implantará algumas mudanças operacionais. Novas linhas começarão a circular. A criação de dois serviços a partir de Mato Alto, no corredor Transoeste, aumentará em 20% a oferta de BRTs na estação, diminuindo o tempo de espera para o embarque. Haverá ainda a redução de intervalos no horário de entrepico nos corredores Transolímpica e Transcarioca. Além disso, a Estação Olof Palme, fechada desde o fim de março, vai reabrir para atender o Hospital de Campanha do Riocentro.

As mudanças se fazem necessárias neste momento para flexibilizar a operação e não deixar de atender os passageiros nos três corredores. Veja as alterações no sistema BRT.

Serão criadas as seguintes linhas:

. 31 - Vicente de Carvalho x Alvorada – Semidireto. Vai operar apenas nos horários de pico. Os intervalos serão menores do que o do serviço 30 (Galeão x Alvorada - Semidireto), que está suspenso;

. 42E – Galeão x Santa Efigênia – Parador. Essa linha só funcionará nos dias úteis e vai atender as estações paradoras entre Galeão e Santa Efigênia;

. 27 – Mato Alto x Salvador Allende - Parador;

. 28 – Mato Alto x Alvorada – Semiexpresso. Será expresso até Salvador Allende e, a partir de lá, fará paradas em todas as estações abertas até o Terminal Alvorada.

(A criação dessas duas últimas linhas, que só vão operar nos dias úteis, aumentará em 20% a oferta de BRTs em Mato Alto, uma das estações de maior movimento no corredor Transoeste, reduzindo desta forma o tempo de espera para o embarque).

Linhas que serão suspensas:

. 30 – Galeão x Alvorada - Semidireto;

. 42 – Fundão x Divina Providência - Parador;

. 53 – Sulacap x Alvorada – Expresso (apenas no entrepico, mantendo o funcionamento normal das 4h30 às 9h e das 16h às 23h. Durante o entrepico, haverá maior oferta da linha 51 – Vila Militar x Terminal Recreio – Parador);

. 40 – Madureira x Alvorada – Expresso (apenas no entrepico, mantendo o funcionamento normal das 4h30 às 9h e das 16h às 23h. Durante o entrepico, haverá maior oferta da linha 35 – Madureira x Alvorada – Parador);

. 13 – Mato Alto x Alvorada - Expresso;

. 25 – Mato Alto x Alvorada - Parador.

Estação que será reaberta:

Olof Palme – Esta estação passará a ser atendida, nos dias de semana, também pela linha 41 – Madureira x Recreio - Expresso, que fará paradas ainda nas estações Riocentro e Asa Branca.

O BRT Rio está trabalhando em conjunto com a Prefeitura do Rio e já solicitou que seja feito um novo retorno operacional entre as estações Salvador Allende e Gelson Fonseca. A conclusão dessa obra permitirá a criação de um serviço parador Salvador Allende x Alvorada e o retorno da linha 13 – Mato Alto x Alvorada – Expresso nos horários de pico.
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De: imprensa consorciobrt <imprensabrt@consorciobrt.com.br>
Date: qui, 7 de mai de 2020 11:03
Subject: BRT Rio altera linhas para se adequar à nova demanda de passageiros
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BRT Rio altera linhas para se adequar à nova demanda de passageiros

Mudanças entrarão em vigor nesta segunda-feira, dia 11

 

As medidas restritivas adotadas pelos governos municipal e estadual para prevenir a transmissão do novo coronavírus afetaram diretamente o Sistema de Transporte Coletivo da cidade do Rio de Janeiro. Não foi diferente com o BRT Rio, que registrou redução de cerca de 70% do número de passageiros durante a pandemia.

 

A queda acentuada da demanda e as mudanças de hábitos da população, por conta dos novos horários estipulados para o funcionamento de serviços essenciais, alteraram os horários de pico do BRT. Na parte da manhã, houve antecipação do movimento. Já no entrepico, ocorreu queda de até 80% no número de usuários. Contribuíram para essa nova realidade o fechamento do comércio, shoppings e escolas, o aumento de home office e a redução de atividades de lazer, entre outros.

 

Esse conjunto de fatores levou o BRT Rio a reavaliar sua operação, como forma de manter o funcionamento do sistema. Assim, a partir de segunda-feira, dia 11, com o aval da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), implantará algumas mudanças operacionais. Novas linhas começarão a circular. A criação de dois serviços a partir de Mato Alto, no corredor Transoeste, aumentará em 20% a oferta de BRTs na estação, diminuindo o tempo de espera para o embarque. Haverá ainda a redução de intervalos no horário de entrepico nos corredores Transolímpica e Transcarioca. Além disso, a Estação Olof Palme, fechada desde o fim de março, vai reabrir para atender o Hospital de Campanha do Riocentro.

 

As mudanças se fazem necessárias neste momento para flexibilizar a operação e não deixar de atender os passageiros nos três corredores. Veja as alterações no sistema BRT.

 

Serão criadas as seguintes linhas:

. 31 - Vicente de Carvalho x Alvorada – Semidireto. Vai operar apenas nos horários de pico. Os intervalos serão menores do que o do serviço 30 (Galeão x Alvorada - Semidireto), que está suspenso; 

. 42E – Galeão x Santa Efigênia – Parador. Essa linha só funcionará nos dias úteis e vai atender as estações paradoras entre Galeão e Santa Efigênia;

. 27 – Mato Alto x Salvador Allende - Parador;

. 28 – Mato Alto x Alvorada – Semiexpresso. Será expresso até Salvador Allende e, a partir de lá, fará paradas em todas as estações abertas até o Terminal Alvorada.

(A criação dessas duas últimas linhas, que só vão operar nos dias úteis, aumentará em 20% a oferta de BRTs em Mato Alto, uma das estações de maior movimento no corredor Transoeste, reduzindo desta forma o tempo de espera para o embarque).

 

Linhas que serão suspensas:

. 30 – Galeão x Alvorada - Semidireto;

. 42 – Fundão x Divina Providência - Parador;

. 53 – Sulacap x Alvorada – Expresso (apenas no entrepico, mantendo o funcionamento normal das 4h30 às 9h e das 16h às 23h. Durante o entrepico, haverá maior oferta da linha 51 – Vila Militar x Terminal Recreio – Parador); 

. 40 – Madureira x Alvorada – Expresso (apenas no entrepico, mantendo o funcionamento normal das 4h30 às 9h e das 16h às 23h. Durante o entrepico, haverá maior oferta da linha 35 – Madureira x Alvorada – Parador);

. 13 – Mato Alto x Alvorada - Expresso;

. 25 – Mato Alto x Alvorada - Parador.

 

Estação que será reaberta:

Olof Palme – Esta estação passará a ser atendida, nos dias de semana, também pela linha 41 – Madureira x Recreio - Expresso, que fará paradas ainda nas estações Riocentro e Asa Branca.

 

 

O BRT Rio está trabalhando em conjunto com a Prefeitura do Rio e já solicitou que seja feito um novo retorno operacional entre as estações Salvador Allende e Gelson Fonseca. A conclusão dessa obra permitirá a criação de um serviço parador Salvador Allende x Alvorada e o retorno da linha 13 – Mato Alto x Alvorada – Expresso nos horários de pico.