Hospital de Campanha do Maracanã abre hoje

Hospital de Campanha

Por O Dia

O governo do estado vai inaugurar duas novas unidades de saúde para combater a covid-19. Hoje acontece a inauguração do Hospital de Campanha do Maracanã, que contará com 400 leitos, 80 deles de UTI. Até a próxima segunda-feira será a vez do Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

A unidade de Jacarepaguá terá 40 leitos de enfermaria e 40 de UTI destinados a pacientes com a covid-19. O governo do estado estima que, a partir de 22 de maio, todos os 200 leitos do hospital, 50 deles de UTI, estarão disponíveis. A gerência é da Rede D'Or e a capacidade de atendimento é de mais de duas mil pessoas, com funcionamento por até 120 dias.

Das oito unidades prometidas pelo governo do estado, apenas as duas já estão prontas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as demais estruturas devem abrir em maio, mas ainda sem data específica. O Estado do Rio havia prometido a entrega de todos os hospitais de campanha até o dia 30 de abril. 

Na luta por leitos

Para o número crescente de pacientes com a covid-19, a luta por um leito na rede de saúde cada vez mais angustiante. Em todos os hospitais públicos do Rio de Janeiro, 1.151 pessoas estão na fila de espera por um leito, sendo 345 apenas para a UTI. A prefeitura informou que, na última semana, foram liberados 246 leitos para o novo coronavírus, com a abertura do Hospital de Campanha do Riocentro. Na segunda-feira, o Hospital de Campanha Lagoa-Barra vai abrir mais 40 leitos, agora com capacidade para 200 pacientes.

Comentários