Por Anderson Justino

Cidades do Estado do Rio passaram a adotar desde ontem medidas mais rígidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus. Niterói e São Gonçalo, por exemplo, deram início ao lockdown, uma das estratégias mais eficazes no combate à covid-19. Nova Iguaçu, para impedir aglomerações, fechou seu principal centro comerciais. Búzios, por sua vez, decretou toque de recolher entre 23h e 6h.

Em Niterói, as restrições mais severas vão até a próxima sexta-feira. E primeiro dia de lockdown teve impacto no tráfego de veículos, com congestionamentos nas principais vias de entrada da cidade, como BR-101, RJ-104 (Rodovia Amaral Peixoto) e Ponte Rio-Niterói. Motoristas e passageiros reclamaram do trânsito.

"Um caos total. Mais de uma hora num trajeto que levo, no máximo, dez minutos. Deveriam montar uma estratégia melhor. Espero que não seja assim todos os dias", disse o enfermeiro Augusto Aguiar, morador de São Gonçalo.

Durante o lockdown, apenas supermercados, pet shops, farmácias, padarias e postos de combustíveis podem permanecer abertos. A prefeitura vai multar em até R$ 180 quem desrespeitar as regras. O dinheiro será usado na assistência aos pacientes com covid-19 da rede pública.

O decreto também proíbe a permanência e circulação nas praias, equipamentos esportivos e praças. Funcionários da prefeitura estão medindo a temperatura corporal de quem entra na cidade. Caso apresente grau febril superior a 37,5°C, a pessoa será encaminhada para uma unidade de saúde. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, não está descartada a possibilidade da medida ser prorrogada.

Centro comerciais fechados e toque de recolher
Publicidade
Na cidade vizinha, São Gonçalo, quem decidiu sair de casa nesta segunda-feria (11) com o proposito de encontrar alguma loja, não essencial, aberta no Centro ou em Alcântara, deu de caras com as portas fechadas. A Prefeitura anunciou as medidas restritivas ainda no fim de semana. Segundo o órgão, o objetivo é impedir o avanço da doença no município. A nova ordem é válida por cinco dias e pode ser ampliada.  
Segundo a Secretária de Estado de Saúde (SES), São Gonçalo tem 447 casos confirmados da Covid-19, e 50 mortes por decorrência da doença. A cidade também irá receber um hospital de campanha para atender os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.  
Publicidade
Apesar das restrições, houve pontos de aglomerações. Em uma agência do Banco Itaú, em Alcântara, dezenas de pessoas formaram uma enorme fila. Uma funcionária do banco informou que a agência não iria funcionar por conta de suspeita de Covid entre os funcionário. 
Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a prefeitura decidiu fechar os acessos ao calçadão. Agentes da Guarda Municipal colocaram grades em 13 pontos de bloqueio. Dados da prefeitura mostram que antes da pandemia, aproximadamente 150 mil pessoas circulavam por dia na região. 
Publicidade
A medida não teve muito impacto e várias lojas não essenciais abriram as portas. A prefeitura promete mais rigor na fiscalização. O município tem 591 casos do novo coronavírus e 66 mortes. 
Búzios, na Região dos Lagos decretou toque de recolher das 23h às 6h. A prefeitura quer combater o aumento da Covid-19 no município, impedindo realização de eventos noturnos. São 20 casos registrados na cidade, sem nenhum óbito.
Publicidade
PM pode auxiliar cidades com lockdown
O governador Wilson Witzel determinou, ontem, que a PM auxilie as prefeituras que decidirem decretar o lockdown. Policiais militares e agentes da Operação Segurança Presente poderão ser acionados para apoiar ações de bloqueio nas vias desses municípios. A ordem foi passada ao secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo.

Witzel prorrogou as medidas de isolamento social no estado até o dia 31 de maio e recomenda que prefeitos realizem em seus municípios alguma forma de lockdown, como medida mais rígida, com o objetivo de evitar a proliferação da doença.
Você pode gostar
Comentários