- Nelson Duarte/ Subvisa
Nelson Duarte/ Subvisa
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), começa a fiscalizar as normas para a realização dos testes rápidos para covid-19. Além das farmácias e drogarias autorizadas pela , Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em resolução publicada no Diário Oficial desta terça-terça (12/05), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou na cidade o serviço para consultórios, clínicas médicas e de imunização, laboratórios de análises clínicas e postos de coleta. A normatização permite ainda a testagem na modalidade drive thru, o que depende da licença sanitária da Vigilância, solicitada nesta quarta, 13/05, por um laboratório.

Todos os estabelecimentos autorizados a fazer a testagem já são inspecionados nas ações de rotina da Vigilância. O que muda é que os fiscais começam nos próximos dias a conferir se consultórios, farmácias e demais pontos estão em adequação às exigências da Anvisa, SMS e da própria Subvisa. Entre as novas regras, os locais devem ter áreas específicas para o procedimento e respeitar o distanciamento de dois metros para reduzir o risco de contágio do coronavírus durante o atendimento, a ser feito por profissionais com equipamentos de proteção individual (apropriados e trocados ao fim de cada coleta e testagem.

Os estabelecimentos são obrigados ainda a manter um responsável técnico da área de saúde legalmente habilitado (como farmacêutico, no caso das farmácias); estar em dia com o licenciamento sanitário anual; e atender a todos os protocolos higiênico-sanitários, como dispensadores de sabão líquido e de papel-toalha, itens que já fazem parte do dia a dia das inspeções sanitárias. Serão também conferidos a regularização do fornecedor dos testes, o licenciamento dos produtos e a notificação dos resultados, que deve ser feita obrigatoriamente às autoridades de saúde.

"O trabalho dos órgãos de vigilância, tanto a Vigilância Sanitária como a Vigilância em Saúde, tem como princípio a prevenção. Por isso, reforçamos que a aplicação desses testes deve ser orientada e feita de acordo com as normas higiênico-sanitárias e atendendo as estratégias para o enfrentamento à Covid. O uso de máscara por todos, o distanciamento físico de segurança e a disponibilização do álcool 70% são algumas delas. Outra medida importante de responsabilidade dos estabelecimentos é a capacitação dos profissionais que farão a coleta, a testagem e a interpretação do resultado", destaca a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretaria de Vigilância Sanitária do Rio.

Licença sanitária para drive thru

Com exceção dos postos de coleta dos laboratórios, todos os estabelecimentos autorizados pela resolução da SMS a fazer a testagem rápida podem aderir ao sistema drive thru, em estacionamentos de shoppings e em outros locais para adaptação da estrutura de tenda e mesa. Além das condições higiênico-sanitárias e de biossegurança, os interessados precisam ter a Licença Sanitária para Atividades Transitórias (Lsat). O documento deve ser requerido presencialmente na sede da Superintendência de Educação da Vigilância Sanitária, que fica na Rua Maria Eugênia, 148, no Humaitá, Zona Sul da cidade.