Por O Dia

O Rio de Janeiro é o 5º estado brasileiro com menor transparência sobre contratações emergenciais na pandemia. Estado e Município do Rio (em 15ª entre as capitais) têm avaliação 'regular'. Os dados são do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, da Transparência Internacional.

Manoel Peixinho, especialista em Administração Pública, avalia que, pelo alto índice de casos da doença, o Rio deveria prezar pela divulgação de dados acessíveis para facilitar implementação de políticas públicas e a gestão administrativa, além de auxiliar na vistoria pelos tribunais de Contas do Estado e do Município e pelo Ministério Público. Já a especialista em Saúde Coletiva Ligia Bahia vê a situação como 'vergonhosa' devido à forte presença de instituições de pesquisa e universidades no Rio de Janeiro.

Os estados mais bem colocados são Espírito Santo, Goiás e Paraná, enquanto nas capitais, a liderança está com João Pessoa, Goiânia e Rio Branco, mas o estudo conclui que o nível brasileiro segue abaixo do recomendado. O Ranking avalia a criação de portal para divulgação acessível à população.

A prefeitura informou que, desde o começo da pandemia, organizou site específico para divulgar informações sobre contratação e, após analisar o estudo, concluiu que há pontos a melhorar.

Você pode gostar
Comentários