Moradores aproveitam primeiro dia de flexibilização das restrições na Praia de Icaraí - Reginaldo Pimenta / Agência O DIA
Moradores aproveitam primeiro dia de flexibilização das restrições na Praia de IcaraíReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Por O Dia

Alguns serviços retomaram as atividades em Niterói ontem, início do plano de transição gradual para a nova normalidade. A medida permite apenas que óticas, lojas de materiais de construção, oficinas de carros e bicicletas, atividades da construção civil, serviços médicos, odontológicos e de fisioterapia reabram.

Niterói já registrou 65 mortes por coronavírus e é o segundo município com mais casos confirmados no estado, 1.968, atrás apenas da capital.

As regras de restrição serão mantidas até 30 de junho, mas exercício físico individual na orla poderá ser realizado das 6h às 9h e das 16h às 22h por pessoas de até 60 anos. Para pessoas acima dos 60, as atividades podem ser feitas entre 9h e 11h. A prática só será permitida com uso de máscara e distanciamento de dois metros. Segundo a prefeitura, o processo fica condicionado ao comportamento da população e pelo ciclo da epidemia, podendo voltar à restrição mais rígida.

Shoppings, centros comerciais, bares, restaurantes, escolas, universidades, parques e praças continuam fechados. O uso de máscara continua obrigatória. Ontem, a Guarda Municipal patrulhou a orla de Icaraí e da Região Oceânica e distribuiu máscaras. Três pessoas foram encaminhadas para unidade de saúde, depois que equipes verificaram a temperatura de passageiros de ônibus.

A comerciante Renata Castro, de 38 anos, que trabalha em uma ótica, comemorou a volta ao trabalho. "Esses dois meses foram bem difíceis. O isolamento ainda é necessário, mas se houver o respeito, acredito que não precisará mais o isolamento total."

A prefeitura não divulgou número de leitos abertos e ocupados no sistema municipal. A rede estadual abriu 10 leitos de UTI e 7 de enfermaria no Instituto Ary Parreiras, mas todos já estão ocupados.

Sistema de cores
Para identificar os estágios do combate ao novo coronavírus e níveis de restrição de circulação e isolamento social, a prefeitura conta com um sistema de cores. Os estágios terão as cores roxa, em situação extremamente grave, quando há necessidade de lockdown; vermelha, situação muito grave, com restrições de circulação mais rígida, que é o estágio atual; laranja, para atenção máxima; amarela, para alerta e por fim, verde, que só deve ser adotado quando houver vacina contra a Covid-19.

“Acho que foi justa a reabertura para algumas atividades, considerando que se exercitar também influencia na nossa saúde. Fico apreensiva de que seja encarado como o fim do isolamento. Talvez, tenha sido precipitado, sabendo que tudo vai depender do bom senso das pessoas e que elas nem sempre respeitam as regras e normas definidas”, desabafou a estudante de medicina, Helena Vitória, de 18 anos.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, Niterói tem 1.488 casos confirmados da doença, com 839 pessoas em isolamento domiciliar. A cidade também registra 82 mortes e 506 pacientes recuperados.

Você pode gostar
Comentários