O aplicativo Dados do Bem testou milhares do profissionais de saúde do estado do Rio - Rogerio Resende/R2Foto
O aplicativo Dados do Bem testou milhares do profissionais de saúde do estado do RioRogerio Resende/R2Foto
Por Danillo Pedrosa

O projeto 'Dados do Bem' divulgou informações sobre os testes para a covid-19 em profissionais da saúde do Rio de Janeiro, e os resultados refletem a gravidade da pandemia na Zona Oeste. Entre os bairros com mais trabalhadores testados, os da região lideram a taxa de contaminação pelo novo coronavírus na capital. 

Bangu e Campo Grande foram os bairros que se destacaram negativamente em relação ao percentual de testes positivos - 15% e 13%, respectivamente. Taquara (8,7%), Freguesia (7,4%), Barra da Tijuca (7,4%) e Recreio (5,2%) apresentam percentual bem inferior. Já Realengo, que não estava na lista de bairros com mais testes realizados, aparece entre os dez com mais casos confirmados (15), indicando também uma alta taxa de contaminação. A estatística é preocupante, mas não apenas para a região. 

"Diante desses primeiros resultados, e, comparado a outras pesquisas, como a que foi realizada pelo Hemorio em abril deste ano, e a dados divulgados pelo estado de Nova York no mesmo mês, conseguimos enxergar que o número de profissionais de saúde brasileiros que tiveram resultado positivo para o vírus é relativamente alta. Entretanto, o nível de soroprevalência ainda não é alto o suficiente para prever que esses profissionais estejam imunes à covid-19 em curto prazo, grande parte deles ainda pode ficar doente", afirma Fernando Bozza, coordenador do projeto, médico e pesquisador infectologista do IDOR e da Fiocruz, responsável pelo algoritmo e análise dos Dados.

O estudo também mapeou os sintomas apresentados pelos profissionais que testaram positivo para a covid-19. Os principais foram dores no corpo (71,6%), tosse (66,8%) e perda de olfato e paladar (63,8%). Além disso, 51,1% dos infectados tiveram febre até dez dias antes à testagem. 

Testes gratuitos

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, o aplicativo 'Dados do Bem' está disponível para download gratuitamente nas plataformas Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas da covid-19 e histórico de saúde. Se as chances de ele estar infectado forem grandes, pode ser chamado para realizar o teste no estacionamento do Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca.

Preferência a quem está na linha de frente
Publicidade
Com o objetivo de gerar maior inteligência de dados referentes à pandemia da covid-19, o aplicativo 'Dados do Bem' deu preferência, inicialmente, aos profissionais de saúde por estarem mais expostos à contaminação. Em breve, porém, a fase de testes com a população em geral do Rio de Janeiro será iniciada. 
"Desde o começo do projeto, o foco inicial para essa primeira etapa eram os profissionais de saúde. Eles estão na linha de frente e, por isso, expostos à contaminação. Faz parte da nossa iniciativa entregar inteligência, através de dados, para governo e população, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento ao vírus. Dessa maneira é de extrema importância que as pessoas continuem baixando o aplicativo e preenchendo a autoavaliação, para fornecer ainda mais dados populacionais", disse o médico Fernando Bozza.
Publicidade
Vale ressaltar que não haverá testagem em massa, mas sim de uma parcela dos que apresentarem sintomas da doença de acordo com a autoavaliação.
Publicidade
Falta de dados da prefeitura
A falta de informações precisas sobre os impactos da pandemia da covid-19 tem sido um grave problema, principalmente na última semana. Desde o dia 18, o Painel Rio Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde, deixou de exibir dados detalhados sobre o número de óbitos pela doença no Rio de Janeiro. Não tem sido possível, por exemplo, descobrir a quantidade de mortes em cada bairro ou região.
Publicidade
Questionada sobre o assunto no último dia 18, a SMS afirmou que "os dados sobre óbitos na cidade estão sendo atualizados. As informações serão incluídas no Painel Rio Covid-19 tão logo o trabalho de cruzamento de dados seja concluído".
Por enquanto, é possível observar informações precisas sobre o número de casos confirmados. Na Zona Oeste, Campo Grande lidera, com 912, seguido por Barra da Tijuca (822), Bangu (630), Realengo (475), Recreio (400) e Santa Cruz (390). Os dados são públicos e podem ser acessados no site www.prefeitura.rio/coronavirus.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários