Sebrae Rio está realizando o evento digital e gratuito
Sebrae Rio está realizando o evento digital e gratuito "Semana Polo do Mar Conecta - Informações e Negócios", que começou ontem e termina nesta sexta, 29 de maioGetty Images/iStockphoto
Por O Dia

O Rio de Janeiro é um dos estados brasileiros com maior vocação marítima do país e sua economia tem grande dependência desse setor, seja nas áreas de exploração de petróleo, de pesca/agricultura, construção naval, turismo litorâneo, indústrias e serviços vinculados às cadeias produtivas do mar, entre outras. O estado tem 23% de participação na economia do mar do Brasil. São 25 municípios litorâneos que somam uma população de 11,4 milhões de habitantes, com 3,2 milhões de trabalhadores.

Neste contexto - e considerando os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus - nada mais adequado que realizar um evento para fomentar os pequenos negócios. Por isso o Sebrae Rio organizou o evento digital e gratuito "Semana Polo do Mar Conecta - Informações e Negócios", que começou ontem e termina nesta sexta (29). Em parceria com a Fecomércio RJ e o Senac RJ, os encontros visam integrar as cadeias produtivas dos polos competitivos da cadeia de valor da economia do mar.

A programação incluirá 19 palestras e talkshows, além de sete negociações virtuais que irão conectar pequenas e grandes empresas, disseminar informações, promover networking, gerando ainda oportunidades de negócios. As inscrições podem ser realizadas neste link: bit.ly/3e92SoE.

Apoio aos pequenos

A estratégia destas negociações é utilizar o poder de compra das grandes companhias para apoiar as pequenas e microempresas, contribuindo para a manutenção e desenvolvimento da economia local. Todas as empresas estão localizadas na região do Polo Tecnológico do Mar da Baía de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, do Polo Marítimo da Baia da Ilha Grande, do Polo do Mar da Baia de Guanabara e do Polo do Mar da Bacia de Campos/Porto do Açu. A expectativa é de que ocorram, no mínimo, 200 negociações.

No evento digital será lançada a cartilha 'Como vender para grandes empresas' e um terá também um catálogo contendo os produtos e serviços oferecidos pelas participantes. O objetivo é que a possibilidade de negociação continue mesmo após o evento.

Também haverá palestra sobre as perspectivas de desenvolvimento da economia do mar com André Portalis, diretor Presidente da Itaguaí Construções Navais, companhia responsável pela construção de submarinos na região de Itaguaí.

O Senac RJ participa em duas palestras. A primeira, hoje (26), abordará o trabalho do Banco de Oportunidades do Senac RJ, que conecta alunos e empresas no mundo do trabalho. Amanhã (27), apresentará o trabalho realizado no desenvolvimento de projetos personalizados de educação corporativa e responsabilidade social para as empresas do setor de Comércio, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Já na quinta-feira (28), abordará a importância da cultura no desenvolvimento de uma comunidade.

Você pode gostar
Comentários